Propostas lúdicas no entorno do CMEI

    Publicado por:  Carla Hoffmann Dias

No dia 29 de março, Curitiba completa 326 anos. Em virtude disso, algumas turmas, resolveram ampliar as propostas referentes ao aniversário da cidade para além da sala de referência, optando por conhecer um pouco mais o entorno de nosso CMEI e pontos de referência importantes para as crianças e moradores do bairro.

As professoras da turma do Pré I, levaram as crianças para brincarem na Praça Cícero Portes, onde algumas delas costumam ir com as famílias nos finais de semana. Lá, puderam brincar nos brinquedos do parquinho e na areia. No caminho também puderam ver um treino de futebol no campo ao lado do CMEI e, quando passaram pela ponte, ficaram eufóricos querendo ver a "cascata" na água que passava embaixo dela.

As professoras da turma do Maternal II A, foram visitar o Armazém da Família, que fica na esquina do CMEI, com as crianças. Lá, conheceram o espaço de compras das famílias, onde muitas já frequentam acompanhando seus pais, e apreciaram a horta que foi organizada no local. Ficaram encantadas com a plantação de milho! Logo poderão visitar a horta novamente para poder ver o milho sendo colhido direto do pé. Também apreciaram as hortas e jardins que encontraram nas casas que estavam no caminho até lá.

Conhecer este entorno do CMEI, a cultura local e de nossas crianças, é algo que faz parte do currículo da Educação Infantil, compondo também os Campos de Experiência que abordam o eu, o outro e o nós. Somente através de propostas que valorizem isto, iremos desenvolver um olhar diferenciado das crianças para os espaços de nossa cidade, incentivando a valorização e o cuidado com os mesmos a longo prazo, pois são estes saberes significativos na infância, que elas levam consigo por toda a vida.

Autor: Moradias Gramados, CMEI | Fonte: EPA
00204240.jpg
visita ao entorno aniversário de Curitiba
1/33