Propostas de brincadeiras em casa ...

    Publicado por:  Caroline Kupczki Krezko

Querida família,

Segue novas propostas de brincadeiras e aprendizagens para as crianças do pré l aproveitarem esse tempo em casa com a família.

Vamos brincar!

 

Propostas 5 -  Semana de 25/05/20 a 29/05/2020

 

Segunda-feira: Vamos explorar? Veja o vídeo da história que a professora Ane irá contar. Após o vídeo vocês irão procurar um local na sua casa, onde bate o Sol, onde tem flores, onde possa ouvir os passarinhos.

Registro: Como registro vocês irão tirar fotos deste lugar e fazer um desenho bem lindo do que vocês observaram.

Terça-feira: Vamos tirar a textura da natureza? Para isso você irá precisar de um elemento da natureza, uma folha sulfite, giz de cera ou lápis de cor. Você irá tirar a impressão desta textura da natureza, na sua casa não tem? Não tem problema, peça a um adulto para coletar algum elemento para você da rua. Exemplo dos elementos: folhas de formatos diferentes, pedras, gravetos, pedacinhos de madeira...

Registro: Mande fotos da sua atividade para as professoras apreciarem!

Quarta-feira: Continuando com a nossa atividade de utilizar os elementos da natureza, nesta proposta você terá que usar a imaginação para confeccionar com os elementos a sua família ou de animais da natureza que vocês gostem... pode ser qualquer coisa... use sua criatividade! As professoras irão mandar fotos como sugestão.

Registro: Mandar foto da sua arte.

Quinta-feira: Hoje nossa atividade será bem divertida, iremos confeccionar BOLHAS DE SABÃO!!! Para começarmos assista o vídeo do link a seguir: < https://www.youtube.com/watch?v=VF40zq6AYo0 >.

Agora vamos mexer as mãozinhas, para a receita da bolha de sabão você irá precisar de:

  • 1 copo de água;
  •  ½ copo de detergente;
  • 2 colheres de sopa de açúcar.

MISTURE BEM E PRONTO!!! Vamos brincar de fazer bolhas de sabão!!!

Registro: Faça vídeos deste momento.

Sexta-feira: Hoje é sexta-feira!!! Dia de brincar muito, pois mais uma semana termina... Que tal brincarmos de amarelinha? Com a ajuda de um adulto faça desenhos com giz de cera, giz de quadro ou pedrinhas brancas no chão, a seguir irá uma imagem da amarelinha. Após esta brincadeira a professora Simone irá nos ensinar a brincar de VOLENÇOL, você irá precisar dos seguintes materiais: 

  • Lençol;
  •  Bola.
  • Caso não tenha uma, pode ser feita com um par de meias;

Como brincar: Em duas ou mais pessoas, segurar o lençol cada uma em uma ponta, deixando o lençol bem esticado, lançar a bola em cima do lençol de um lado para o outro, para cima e para baixo, fazendo a bola se mover, o desafio é que haja cooperação no movimento de todos, sem deixar a bola cair no chão.

Registro: Fazer filmagens da brincadeira.

 

  Propostas 6 -  Semana de 01/06/20 a 05/06/2020

Segunda-feira: Nossa semana começa com uma CANÇÃO INDÍGENA DA PROFESSORA SIMONE, mas... para isso você irá precisar confeccionar um instrumento musical indígena para acompanhar a professora nesta música, você irá precisar de:

  • Garrafa pet vazia e higienizada ou potes de iogurte vazios e higienizados;
  •  Feijão, arroz... para colocar dentro do recipiente, lacre bem e movimente para sair o som do CHOCALHO!!!

REGISTRO: Faça filmagens desse momento.

Terça-feira: Você sabe o que é uma peteca? Sabe brincar com ela? Veja o vídeo a seguir da professora Luci e escute a contação de história. Agora mãos á obra!!! No segundo vídeo a professora Ane e o Junior irão ensinar a confeccionar uma peteca, para isso vocês irão precisar dos seguintes materiais:

  • Papéis; 
  •  Sacola plástica de mercado.

REGISTRO: Faça fotos e vídeos do momento da brincadeira com a peteca.

Quarta-feira: Vamos hoje ao CIRCO? Calma... não é para sair de casa, vamos ao circo usando a nossa IMAGINAÇÃO! Hoje a professora Simone irá explicar a vocês sobre o Circo, os palhaços, o que eles fazem... E a professora Luci irá fazer mágicas!!! 

REGISTRO: Fazer um desenho do que você mais gosta no CIRCO!

Quinta-feira: Bom dia crianças! Vamos mexer o corpinho? A professora Simone irá nos ensinar a dança “EM CIMA E EMBAIXO” no vídeo a seguir. A segunda proposta é confeccionar uma bolinha de papel e fazer uma corrida de colher com a bola de papel, chame seus familiares para brincar com você nesta corrida! A professora Elaine fez um vídeo juntamente com a Valentina para explicar esta brincadeira.

REGISTRO: Faça vídeos desse momento com seus familiares. 

Sexta-feira: DIA DO CINEMA! Vamos fazer um momento em família? Escolha um filme para assistir juntamente com seus familiares, que tal fazer um pipoca para a sessão de cinema ficar mais gostosa? 

REGISTRO: Fazer um desenho do filme e das pessoas que assistiram com você!

 

Professoras do Pré l: Anelise, Elaine, Joice e Meliane.

Professoras da Permanência: Flávia, Isabella, Karla, Luci e Simone.

 

Autor: Ivete Bussolo | Fonte: Professoras Pré l e Permanência
00277553.jpg
Crianças brincantes em casa
1/39