Proposta trabalhada nas turmas pela Equipe de Perm. 2 - "Cultivando Saúde"

Publicado por:  Josiane Nalin Pine

CULTIVANDO SAÚDE

Autor(es): Nidelci de Fátima Benício Lins dos Santos, Christiane Bolinelli, Tatiane Costa, Thamires C. Acácio Dias da Costa.

Instituição Educativa: CMEI Jardim Esmeralda ? NREBQ.

Eixo temático: Experiências e saberes construídos com as crianças.

Público: Crianças de 11 meses a 5 anos, professores.

A prática de cultivar a horta com as crianças no CMEI, já vem de vários anos, porém neste ano resolvemos inovar. Assim ao contrário de outros anos, em que cada turma ficava responsável por um pedaço do canteiro para cultivo, neste ano a equipe de permanência ficou responsável junto com as turmas para o plantio e manutenção da mesma por completo. Desta forma as turmas de Pré I e Pré II, cultivaram a horta e as turmas de MII, MI e BII, ficaram responsáveis pelo cuidado e manutenção do jardim e da horta suspensa de ervas e chás. Nesta nova organização, a situação de pertencimento se torna mais íntima, onde há o cultivo e o cuidado por todos. As professoras convidaram a avó de uma delas, para trazer para as crianças as informações necessárias para o cultivo na horta, as crianças com esta proposta puderam conhecer por meio de uma pessoa mais experiente, as situações de cuidado e preparação da terra antes do plantio e depois realizaram o plantio de alface crespa e roxa, espinafre, cebolinha, salsinha e couve.

Observaram o desenvolvimento das mudas plantadas, até que chegassem ao ponto de colheita, após puderam fazer e degustar deliciosas saladas e sanduíches naturais. Por meio da história ?Galinha Ruiva?, as crianças se interessaram pelo milho, assim as professoras trouxeram as sementes e realizaram o plantio no primeiro semestre de alguns pés, a ideia é que após a colheita das espigas, já no segundo semestre, crianças e professores farão juntos e degustarão um delicioso bolo de milho. No recesso de julho a direção organizou um jardim com mudas de flores diversas, plantadas no pneu, estas junto com as hortas suspensas de garrafas PET de chás e ervas, ficaram sobre os cuidados das turminhas do BII ao MII. Desta maneira por meio da exploração dos elementos naturais, terra, água, as crianças vão criando suas hipóteses e descobrindo a importância de tais elementos, e outros como a luz solar e o ar, como fonte de alimento para as mudas plantadas e após descobrindo que aquilo que plantaram se torna fonte de alimento para eles mesmos, descobrindo a importância de cuidar da natureza, e o quanto ela é importante na vida dos seres humanos.

Palavras-chave: Exploração. Horta. Natureza.

Autor: Jardim Esmeralda, CMEI | Fonte: Nidelci, Christiane, Tatiane e Thamires
00199699.jpg