NÃO É UMA CAIXA
Autor(es): Priscila Cristina Goulart Ribeiro e Sheila de Souza Pereira
Instituição Educativa: CMEI Jardim Esmeralda – NREBQ.
Eixo temático: Experiências e saberes construídos com as crianças.
Público: Crianças de 11 meses a 1 ano e 8 meses, professores.
Pensando em promover nos pequenos a experimentação das possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes, por meio da entrada e saída, movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando as possibilidades de manuseio de diferentes caixas e diversos tamanhos, e também a imaginação das crianças, as professoras da equipe de permanência se lançaram nesta proposta juntamente com as crianças. Partindo da leitura do livro “Não é uma caixa”, da autora Antoniette Portis, no qual o personagem principal a partir de uma caixa imagina e brinca em diferentes objetos. Desta forma as crianças das turmas de Berçário II e MI, primeiramente exploraram as caixas encaixando-as, manuseando-as e entrando e saindo das mesmas. Após exploraram caixas de diferentes tamanhos, reconhecendo as diferenças e semelhanças entre as mesmas. Ao final as crianças desenharam e pintaram as caixas, com diferentes instrumentos tais como: giz de cera, tintas, colas coloridas, a fim de que estas se tornassem na turma do Berçário II um Túnel com diferentes possibilidades de exploração e na turma do MI um Robô, mascote da turma. O manuseio de materiais alternativos, além de despertarem a curiosidade dos pequenos, os leva a experiência da conscientização, uma vez que verificam que os materiais podem ser reciclados e se tornarem novamente úteis se transformando em novos objetos.
Palavras-chave: Experimentação. Imaginação. Criação.
Autor:
Jardim Esmeralda, CMEI
|
Fonte:
Priscila e Sheila