Proposta trabalhada na turma do PRÉ II B - "Gigantes extraordinários"

    Publicado por:  Josiane Nalin Pine

GIGANTES EXTRAORDINÁRIOS

 

Autor(es): Maria Adriana Paini e Paulo Ricardo Terto.

Instituição educativa: CMEI Jardim Esmeralda ? NREBQ.

Eixo temático: Propostas construídas e compartilhadas com as famílias

Público: Crianças de 4 anos a 5 anos, professores e famílias.

 

 

Pequenos e grandes, pacatos e ferozes, herbívoros e carnívoros, conhecidos ou completamente diferentes daqueles que já vimos, em exposições, filmes ou desenhos, o dinossauro é presença marcante no imaginário infantil, esses seres pré-históricos despertam muita curiosidade sobre sua existência e também sobre o seu desaparecimento, cujas razões ainda dividem opiniões da comunidade científica. Na turma do Pré II B não foi diferente, assim já em uma roda de conversa do início do ano, com um disparador de conversa totalmente diferente, não é que o tema dinossauro apareceu, vindo da inocência de uma criança, que rapidamente contagiou a todos os demais. Desta forma observando este interesse do grupo os profissionais não tiveram dúvida que explorar o tema dinossauros renderia muitas experiências significativas. Desta forma com esta proposta as crianças tiveram a oportunidade de comunicar aos demais suas dúvidas e hipóteses, pesquisar por meio de revistas, livros e internet, informações para sanar suas curiosidades, expressar por meio de produções artísticas, modelagem e corporalmente, suas primeiras impressões e após aquelas que foram conhecendo a partir das pesquisas e vivências. As indagações eram várias e a cada resposta encontrada, quantos conceitos importantes, sobre modo de reprodução, alimentação, características físicas, habilidades corporais, descobertas sobre o mundo pré histórico, meios de sobrevivência. A cada proposta os interesses e curiosidades das crianças, davam pistas do que trazer em uma próxima, desta forma na dúvida se as patas dos dinossauros eram iguais a do ser humano, tiveram a oportunidade de inicialmente fazerem com argila e gesso, após pesquisas, as pegadas de seus dinossauros preferidos, e após vivenciaram uma caça as pegadas pelo CMEI. Deixaram suas marcas, observando a diferença entre as marcas de suas mãos e pés, das patas do dinossauro. Observaram os ovos realizando diferentes experimentos, algumas culinárias foram experienciadas com as miniaturas dos dinossauros decorando os pratos. E a família foi também aliada neste processo trazendo novas curiosidades para nossos diálogos diários, e também contribuindo após com o relato do que seus filhos estavam levando para a casa de suas aprendizagens construídas nas trocas com seus pares e experiências vivenciadas sobre o tema aqui no CMEI.

 

Palavras-chave: Roda de conversa. Dinossauros. Descobertas.

 

 

 

Autor: Jardim Esmeralda, CMEI | Fonte: Maria Adriana Paini e Paulo Ricardo Terto
00197204.jpg
Gigantes extraordinários
1/41