Proposta trabalhada na turma do PRÉ II A - "Quem comeu o que era meu"

    Publicado por:  Josiane Nalin Pine

QUEM COMEU O QUE ERA MEU?

 

Autor(es): Adriane de Fátima Teixeira dos Santos Rodrigues e Edilene do Rocio Terres Ribas.

Instituição educativa: CMEI Jardim Esmeralda – NREBQ.

Eixo temático: Propostas construídas e compartilhadas com as famílias

Público: Crianças de 4 anos a 5 anos, professores e famílias.

 

 

A experiência de alimentar o imaginário com a prática de ouvir histórias lidas, faz parte do cotidiano da turma do Pré II A, porém a partir da intencionalidade da professora de levar para a turma, um livro que era da sua própria coleção, fugiu suas expectativas. Esta história “Quem comeu, o que era meu?” do autor Gill Montton, rendeu, as crianças se interessaram tanto, que por meio dela foram vivenciando experiências. Inicialmente solicitavam a leitura da mesma todos os dias, assim o reconto de memória foi geral. Após as curiosidades começaram a surgir, verduras, bichos e insetos desconhecidos, estavam sempre nos questionamentos das crianças. Como foi o caso do Aipo, nem os professores da unidade não o conheciam. Desta forma a família entrou em cena, com um papel fundamental, como as crianças vivenciam diariamente várias situações, coube aos pais juntos com as crianças pesquisarem sobre os itens questionados, para que depois as discussões e trocas ocorressem em sala. As professoras por meio de bilhetes e informes na reunião de encerramento do primeiro semestre, colocaram os pais a par da divertida experiência, após junto com as crianças fizeram sorteios sobre o que cada criança teria a responsabilidade, junto com a família, de pesquisar. Muitas aprendizagens surgiram por meio dos relatos das pesquisas. Assim descobriram como as abelhas organizam o pólen colhido das flores, em suas barriguinhas, para  fazerem o mel. A função de cada morador na colméia. Os estágios das lagartas até chegarem a transformação em borboletas, sendo estas as mesmas que comem as verduras na horta, e tantas outras curiosidades. Assim houve momentos de trocas de informações, expressões por meio do desenho, dramatização da história, representando os itens pesquisados, com detalhes a partir das informações coletadas, experimentações das verduras, do mel, etc. Tudo por meio da ludicidade, tornando o conhecimento como algo que pertence ao interesse de cada um. Com uma rilha brilhante o solário do Pré II A, tornou-se o cenário para dramatizações espontâneas da história em qualquer momento do dia.

 

 

Palavras-chave: Curiosidade. Experiências. Ludicidade.

 

 

 

Autor: Jardim Esmeralda, CMEI | Fonte: Adriane e Edilene
00196203.jpg
Proposta Pré II A - QUEM COMEU O QUE ERA MEU
1/21