Proposta trabalhada na turma do Pré I B - "Projeto Kaingang"

    Publicado por:  Josiane Nalin Pine

PROJETO KAINGANG

Autor(es): Gislayne do Carmo Ribeiro Machado, Thamires Cauduro Acácio Dias da Costa, Veridiana Teixeira Américo.

Instituição educativa: CMEI Jardim Esmeralda – NREBQ.

Eixo temático: Experiências e saberes construídos com as crianças

Público: Crianças de 3 anos a 4 anos, professores e famílias.

 

Neste ano o tema “Povos Originários, conhecendo um pouco da cultura Kaingang”, foi abordado no CMEI Jardim Esmeralda, visando um trabalho relacionado à Educação em Direitos Humanos, assim este foi pensado e destacado no plano de ação da unidade. Desta forma o CMEI todo se mobilizou no planejamento de práticas que trouxessem para as crianças pesquisas,  experiências e conhecimento de  um pouco da cultura indígena do povo Kaingang, e o quanto desta cultura, influencia em hábitos nossos, porém a  turma do Pré I B se aprofundou mais, e contemplou junto com as crianças, a cultura deste povo como um todo, descobrindo vários aspectos presentes na história e costumes. Dentro disto é importante informar que segundo os PCN's, é preciso que a criança conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais. O  estudo da cultura indígena, é um resgate a nossa história e das nossas raízes. O tema oportunizou as crianças perceberem-se dentro de outros Grupos sociais, auxiliando-os na Construção da sua identidade, na atuação de  como o outro grupo influencia na sua  vida social, na preservação do meio ambiente em que vive e na construção de valores. A equipe do Pré I B deu enfoque nos povos indígenas paranaenses, fazendo a escolha de uma, a Kaingang, tendo como os objetivos de conhecer um pouco de sua história; refletir e valorizar a pluralidade cultural que existe no Brasil; Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes dos indígenas; Estimular a criatividade, a partir do que vivenciaram da criatividade do povo estudado. Para iniciar levaremos para sala uma fotografia com indígenas, levantando questões sobre as características desta foto, o que ela apresenta. Usar o mapa para mostrar as crianças onde tem mais povos indígenas no Brasil e focar na região paranaense, identificando a onde se encontra o povo Kaingang. Como vivem nas aldeias na cidade e floresta? O que eles comem? A partir do conhecimento da alimentação verificar quais alimentos presentes na cultura indígena, esta presente na nossa alimentação. Qual o meio de transporte mais utilizado? Vestimentas? É claro que trazer questões para avançarmos nas questões de estereótipos indígenas, pois nos dias de hoje os vemos na sociedade, como qualquer outro cidadão usam roupas, trabalham, alguns compram sua comida. Mas como então conseguem preservar sua cultura? Foi realizada uma pesquisa de músicas indígenas, para após apreciarmos, ouvir, cantar e dançar músicas culturais, desta forma conhecendo e verificando se há diferenças entre a língua indígena e o português. Em sua própria imagem, pintar o rosto, assim como pesquisado as pinturas utilizadas na cultura Kaingang, em que momentos o povo Kaingang se pinta. Pesquisa para casa – “Tudo sobre o índio brasileiro”. Pesquisar sobre brincadeiras e brinquedos, vivenciar algumas e construir um brinquedo. (cama de gato, peteca...) Fazendo as crianças compreender  as diferenças, e o quando estas diferenças são importantes dentro de uma sociedade.

Palavras-chave: Cultura Indígena. Histórico. Respeito as Diferenças.

Autor: Jardim Esmeralda, CMEI | Fonte: Gislayne, Thamires e Veridiana
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Projeto Kaingang
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