Proposta lúdica Museu da vida

    Publicado por:  Franciele Fitz

            No dia 19/06/2018, as turmas do Pré II A e Pré II B, visitaram o espaço cultural interativo da Pastoral da Criança (Museu da Vida), onde as crianças tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a importância do respeito à saúde, nutrição, educação e cidadania para o desenvolvimento humano e do meio ambiente.

          As crianças participaram e interagiram com todas as exposições permanentes do local, mas a mais esperada por todos para conhecermos era a exposição 1000 dias, pois, ao longo desse semestre, desenvolvemos o projeto da “Barriga da mamãe até os dias de hoje”, partindo do interesse e curiosidade das crianças pelo tema. Elas puderam conhecer e interagir com a exposição, que apresenta a importância dos cuidados com a saúde durante a gravidez e os primeiros dois anos de vida da criança e ainda traz informações sobre o desenvolvimento infantil, o corpo humano e a importância de uma alimentação saudável. Os cuidados nos primeiros 1000 dias de vida previne não só a mortalidade infantil, mas também doenças crônicas na vida adulta.

          As crianças puderam vivenciar várias experiências como sentir como é carregar uma barriga de grávida, passar por dentro do “túnel que simula o canal do parto”, uma simulação de forma lúdica sobre como é o nascimento, colocar o bebê para dormir, entre outros, como jogo das refeições em família.

            Em uma roda de conversa que realizamos após a visita, o João Gabriel, disse que ele achou muito legal a exposição 1000 dias, gostou de brincar no túnel e que aprendeu que quando a criança nasce tem que cortar o cordão umbilical.

              A Sarah disse que a barriga de grávida é pesada, que ela quase não aguentou andar.

           O Enzo Davi se lembrou do trecho da história da Doutora Zilda, que ele achou curioso, em que quando uma criança ficava doente ela colocava todos em um quarto só para ficarem doentes de uma só vez, assim ela cuidava de todos ao mesmo tempo.

Foram momentos de muita diversão e aprendizagem!!!

Professoras: Ana Lúcia e Franciele - Pré II A

              Dilma e Marinês - Pré II B.

Autor: Moradias Gramados, CMEI | Fonte: Professoras: Ana Lúcia, Franciele, Dilma e Marinês
00178505.jpg
Museu da vida
1/70