Proposta Lúdica: Brincando com o prefeito

Publicado por:  Franciele Fitz

Por meio do programa Linhas do Conhecimento, os curitibinhas do Pré II A, tiveram a oportunidade de ampliar conhecimentos e vivenciar muitas experiências significativas na aula de campo no Palácio 29 de Março no dia 13/06/2018, para uma divertida prática educativa.

As crianças fizeram uma caminhada pelo entorno do edifício, no Centro Cívico, conheceram setores da administração municipal e participaram de brincadeiras direcionadas pelas equipes da educação infantil, que incluíram cabanas, fantasias, peões, cozinhas, tablets e jogos.

Em seguida, foram recebidos pelo prefeito Rafael Greca, o prefeito distribuiu gibis do Curitibinha a todos e deu uma aula sobre a história da cidade, que teve seu ponto de fundação apontado pelo cacique dos Tinguis.

Para o Enzo Davi Cezar Postes Pinto, receber o exemplar da revista em quadrinhos Curitibinha foi uma grande alegria. “Minha mãe também ganhou o Curitibinha do Greca quando era pequena. Hoje foi a minha vez”, comemorou o garoto, que retribuiu oferecendo um desenho ao prefeito.

Rafael Greca também apresentou obras de arte do local e falou sobre a importância de receber as crianças. “Aqui está o governo de Curitiba e recebê-las aqui é mais uma oportunidade para apresentarmos alguns dos fatos dos 325 anos da nossa história”, disse Greca.

O prefeito falou de alguns fundadores da cidade retratados no painel “Acto de Demarcação dos Dristricto da Villa de Curityba”, pintado a óleo por Belmiro Almeida e exposto no primeiro andar do prédio da Prefeitura. A obra pertence ao acervo do Museu Metropolitano de Arte de Curitiba.

Algumas famílias nos relataram como as crianças apreciaram a visita e como foi esse aprendizado. Como a mamãe do Enzo Davi, Daiane Portes nos relata: “A experiência para ele foi ótima, ele relatou sobre o Pau Brasil, sobre a cana de açúcar e o que é feito através dela e o cacau que faz chocolate. Enquanto líamos a revistinha do Curitibinha que ele ganhou do Prefeito, despertou a curiosidade do Enzo em saber sobre os pontos turísticos de Curitiba. Como pais achamos que essa experiência foi maravilhosa, por despertar o senso de cidadania das crianças desde pequenos e pela disposição e atenção do prefeito com as crianças”.

Para a mamãe do Wellingson, Mariangela M. Hgidorn foi uma alegria imensa ver, a felicidade de seu filho contando da visita que ele fez à Prefeitura, onde conheceu o prefeito e ganhou um livrinho (curitibinha).  E ainda acrescenta que essas propostas são de extrema importância para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.

O Rhuan chegou em casa todo animado contando para sua mamãe Indyara Aquino, que foi muito legal conhecer o Senhor Greca, o prefeito de Curitiba, disse que o senhor Greca é muito legal porque deu um Curitibinha de presente para ele.

“Ele pergunta pra todos da casa se conhece o senhor Greca (ele chama o prefeito de senhor). Eu como mãe e como Curitibana acho super válido ensinar para as crianças sobre a cidade, quando eu era criança também fui em um passeio na prefeitura e na época conheci o prefeito Cassio Taniguchi, guardei essa lembrança pra mim porque foi um dia muito legal.”

Kamile contou para sua mamãe Juliana, que adorou conhecer o prefeito, ganhar o curitibinha e brincar nos cantos de brinquedos com a fantasia da bruxa.

É muito gratificante acompanhar a alegria das crianças e a valorização das famílias em relação ao nosso trabalho proposto. Para as crianças foi um momento de muito aprendizado, pois vivenciaram novas experiências significativas que contribuíram para ampliar seus conhecimentos de forma lúdica. Todos ficaram encantados com a visita ao Palácio 29 de março e com o acolhimento do prefeito Rafael Greca. (Professoras: Franciele Fitz Sampaio e Ana Lúcia Palapoli).

Autor: Moradias Gramados, CMEI | Fonte: Professoras: Ana Lúcia Palopoli e Franciele Fitz
Proposta Lúdica: Brincando com o prefeito