Projeto XADREZ NA ESCOLA

    Publicado por:  Danyele Cristine Duarte Oliveira

No sábado, dia 05/11,  as crianças da Escola Municipal CEI Professor José Wanderley Dias participaram da 4º Etapa do Circuito Xeque-Mate de xadrez, um dia de muito aprendizado, experiências com resultados de vitória, empate e derrota, nesses momentos muitas emoções são geradas, frustações com resultado negativo e felicidade com as vitórias. Nesta etapa tivemos boas colocações, alguns classificados entre os 20 primeiros de cada categoria.

A escola compareceu nas 4 etapas do ano de 2022 com participação ativa dos nossos enxadristas, seus familiares e professores. Desde os primeiros dias de aula o Prof. Rubens prepara eles e elas para esse momento. Desde 2015 o CEI José Wanderley Dias participa das competições de xadrez organizadas pela prefeitura e do torneio fora de Curitiba.

A seguir, leiam alguns depoimentos das famílias:

"Estou muito empolgado, porque sou bom no xadrez! E quando tem empate, sou bom no pedra, papel, tesoura!" (João Lucas)

“Nós como pais estamos muito felizes com o torneio, pois para o  João está sendo bom. Ele está mais concentrado e muito feliz em participar dos torneios.” (Mãe Alyne)

"Eu gosto quando o Professor Rubens me chama mãe, eu fico ansioso pensando no dia do Xadrez." (Caio)

"Um mundo novo se abriu para o meu filho. Aos sete anos, ele se empenha em aprender as técnicas, tenta ensinar em casa e fala com muita empolgação dos torneios. Nas noites anteriores a cada torneio, já vai dormir pensando em como será o dia seguinte e voltou dos torneios muito feliz. Essa troca com os colegas de outras turmas e de outras escolas é muito enriquecedora", (Flávia Barros, mãe do Daniel, 1º ano A.)

“Nosso filho está amando, é a 1ª vez que ele participa, está sendo Incrível uma experiência Maravilhosa ele não vê a Hora do próximo Campeonato...” (Aline, mãe do Miguel Pasko)

“Esses jogos de xadrez são muito importantes para Alyce. Ela sempre fala de toda a organização que é lá e ela ama cada evento. Fica ansiosa já esperando pelo próximo vejo que a concentração dela mudou muito depois que ela iniciou esse campeonato! Obrigada por deixarem ela fazer parte desse time.” (Dayane Lucinda, mãe da Alyce)

“Eu sou suspeita, pois Samuel ama participar, e eu que vou em todas , vejo o quanto eles se divertem, se ajudam, dão o melhor de si e também aprendem, mesmo com lágrimas, que perder faz parte do jogo e é bom pra o crescimento deles.” (Solange, mãe do Samuel)

“Eu me senti vitorioso, senti que posso ganhar o Ouro no próximo campeonato.” (Rafael)

“Obrigada pela oportunidade na vida do meu filho, isso o transformou de fato, ele dorme com a medalha.” (Daiane, mãe do Rafael Lopes)

“Muito legal, eu gosto de jogar, apesar de perder o importante é se divertir.” (Arthur)

“É muito gratificante ver o meu filho participando dos torneios. O torneio proporciona a ele um dia diferente, ele sai da rotina de uma forma positiva. Sou grata a todos os envolvidos nesse projeto. Principalmente ao Professor Rubens pela atenção e Dedicação com a garotada.” (Veridiane, mãe Arthur Maltaca)

“Acredito que o xadrez não envolve somente o exercício do raciocínio, envolve o trabalho com as emoções. Observo a evolução do meu filho em caráter emocional, perder, ganhar, ficar feliz com a Vitória de um amigo... Entre um torneio e outro, Boris vai criando habilidade em passar pelo sentimento de frustração e aceitação.” (Gisele, mãe do Boris)

Obrigado pela colaboração de toda a equipe da escola e familiares.

Parabéns para os nossos queridos enxadristas!

Autor: Danyele Cristine Duarte | Fonte: Professor Rubens Fernando
00388924.jpeg
4ª Etapa do Circuito Xeque-Mate
1/39