Projeto Urbanista Mirim - EM CEI Curitiba Ano 300

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

O PROJETO

Lançado pelo prefeito Gustavo Fruet em março de 2014, o Urbanista Mirim é um projeto piloto realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). O objetivo é envolver estudantes da rede municipal de ensino, assim como a comunidade escolar, no processo de revisão do Plano Diretor de Curitiba. Os estudantes trabalham com o tema “Como quero que Curitiba seja nos próximos 10 anos?”. Em torno desse questionamento são levantadas as contribuições para a revisão do Plano Diretor.

Nessa proposta, o Projeto Urbanista Mirim está inserido como uma das ações colaborativas no contexto da revisão do Plano Diretor da cidade de Curitiba, que vai propor a criação de uma Lei Municipal a ser elaborada com a participação de toda a sociedade, a partir do Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001).


ATIVIDADES

As atividades realizadas por alguns alunos (aproximadamente 120 crianças entre 07 e 10 anos de idade) da Escola Municipal CEI Curitiba Ano 300, do Núcleo Regional da Educação Boa Vista (NRE-BV) dentro do projeto, contemplaram textos e materiais que contextualizaram a história de Curitiba (textos oficiais e pesquisas na Internet); a história do bairro da escola (segundo a lenda de fundação, Curitiba iniciou seu povoamento no Bairro Alto, bairro onde a escola se localiza); entrevistas; estudos de material sobre Plano Diretor elaborado pelo Ministério das Cidades do Governo Federal e preenchimento do formulário eletrônico do projeto.

Para aprofundar um pouco mais sobre o que o bairro oferece de bom, os alunos levaram o caderno de atividades para casa para realizar uma entrevista com seus familiares, com as questões: Quanto tempo moramos no bairro?; O que o nosso bairro oferece de bom?; O que a fazemos para nos divertir no bairro? Dessa atividade, eles já tiraram o que o bairro oferecia de bom para os alunos e suas famílias.

Em outro momento, após o Professor que ministra a Prática de Apoio Pedagógico em Português conhecer a parceria do Jornal Extra,Extra! com o Projeto Urbanista Mirim, foi proposto às crianças um trabalho em duplas, onde elas realizaram entrevistas cruzadas sobre o que é a cidade, tendo em vista o que Curitiba oferece de bom nesses seus 321 anos e o que seria para eles uma boa cidade daqui a 10 anos, com questões como: O que te deixa com orgulho de morar em Curitiba?; O que Curitiba oferece de bom para se viver?; O que precisa melhorar em Curitiba para que ela seja uma boa cidade para morar?; Como você gostaria que Curitiba fosse daqui a 10 anos?

Na sequência, os estudantes receberam um texto com trechos extraídos da cartilha “Plano Diretor: participar é um direito”, elaborada pelo Ministério das Cidades e aprofundaram a discussão, interpretando o texto respondendo às questões: O que é um Plano Diretor?; Para que serve?; Quem participa da discussão?; Quanto tempo ele dura?; O que são audiências públicas?

Finalizando a proposta, os alunos foram levados ao laboratório de informática para preencher o formulário do Projeto Urbanista Mirim, levando como base para esta atividade as entrevistas realizadas com a família e com os colegas de turma e o texto-resumo sobre a cartilha sobre o Plano Diretor elaborada pelo Governo Federal.

Segundo a proposta original do Projeto Urbanista Mirim, estes dados serão disponibilizados ao IPPUC para o tratamento das informações e posterior devolutiva à sociedade dos resultados gerados, que possibilitem análises acerca da função social da cidade e das mais adequadas formas de planejamento coletivo.

Ainda como atividade complementar, foi encaminhado na agenda dos alunos, um convite aos pais para que participassem da Audiência Pública da Regional do Boa Vista que aconteceu no último dia 06/06/2014, informando que seus filhos estavam participando do Projeto Urbanista Mirim e que este seria o momento para que os pais contribuírem na discussão, dizendo como eles querem a Curitiba do Futuro.

 

APLICAÇÃO

Unidade: Escola Municipal CEI Curitiba Ano 300

Bairro: Bairro Alto

Regional: Núcleo Regional de Educação do Boa Vista (NRE-BV)

Turmas participantes: 3º B / 4º A / 4º B / 5º A

Quantidade de Alunos envolvidos: Aprox. 120 alunos

Faixa etária: crianças de 07 a 10 anos

Professor realizador: Marcio de Fátimo Tomaz

Disciplina: Prática do Ensino Integral - Apoio Pedagógico em Português - Ciclo II


 

Autor: EM CEI Curitiba Ano 300; NRE Boa Vista | Fonte: EM CEI Curitiba Ano 300
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