PROJETO RIOS DO PORTÃO

Publicado por:  Lucilene Guimaraes Paixao

No dia 04 de outubro, as unidades que participam do Projeto   RIOS - do "Portão" das unidades para uma vida sustentável, tiveram a oportunidade de escuta e troca com as profissionais Roselis de Oliveira (Sanepar – Ed. Ambiental) e com a professora Marise Jeudy Moura do Núcleo de Gestão /SME.  Parceria necessária e indispensável Sanepar/ SME/ NRE-PR, para que as unidades possam ampliar os conhecimentos aprofundar os planejamentos com as crianças e estudantes, ressaltando   os aspectos da ODS 6 - Água Potável e Saneamento.

Roselis trouxe as questões mais aprofundadas sobre os aspectos dos recursos hídricos, rios urbanos e também da água potável, dos nossos reservatórios da cidade. Abordagem da rede coletora de esgoto, e a importância da manutenção preventiva.

Marise trouxe marcos   significativos da educação ambiental na Rede Municipal de Educação, ressaltando as políticas nacionais, estaduais e todos os movimentos municipais   que foram e estão sendo realizados.

Foi enfatizando a Cidade Educadora sustentável em especial sobre a formação sócio ambiental cidadã para crianças, estudantes e educadores, que reverbera na comunidade.  Assim como o olhar pedagógico relacionando nosso projeto do Rio, tanto na educação infantil como no ensino fundamental e as conexões possíveis tanto nos campos de experiências, quanto nos componentes curriculares do ensino fundamental alinhando nossos Currículos Municipais, mais pontualmente nas ações que temos previsto e já estão sendo desenvolvidas pelas unidades, bem como sugestões de trabalho para ampliação.

Tivemos uma formação bastante rica e muito produtiva, na qual pudemos repensar práticas educativas relacionadas ao Meio Ambiente e na conservação e preservação das águas, naquilo que nos cabe e na potencialidade dos nossos estudantes e crianças que mais conscientes e atuantes no seu papel social, poderão agir com efetividade dentro de suas comunidades!

Gratidão a todos que participaram!

#orgulhoempertencer

Autor: NREPR | Fonte: DENISE LUCIENE LIPINSKI RUTKOSKI