Projeto Pomares Escolares

    Publicado por:  Katelyn Patrice Baroni

Neste mês, inicia-se o momento mão na massa do Projeto Pomares Escolares, uma parceria entre o Programa Linhas do Conhecimento, o Núcleo de Gestão Ambiental e a empresa privada Natureza Criativa.

Os pomares escolares são ótimos recursos didáticos para a organização pedagógica nas unidades educacionais, abrindo um leque de possibilidades, articulando teoria e prática em todas as etapas do processo de cultivo e aliando conversas, debates e muita pesquisa sobre a agricultura familiar e comunitária. Os objetivos contemplam: refletir acerca das relações socioambientais envolvidas no processo de construção de pomares, ampliar o debate sobre a alimentação saudável e sustentável e o não desperdício de alimentos, além de fomentar o estudo sobre as diretrizes da Educação Ambiental da SME de Curitiba e ofertar subsídios teóricos para a construção e a manutenção de um pomar.

O Projeto começou com 10 (dez) unidades escolares que, após a formação de professores e análise do terreno para a o plantio de mudas, incentivaram também a alimentação saudável e o cultivo de espécies nativas. A EM CEI Professor Ulisses Falcão Vieira, na Regional CIC, deu o pontapé inicial nessa ação. 

Nesta fase do Projeto já foram contempladas as unidades:  EM CEI Professor Ulisses Falcão Vieira (CIC); CMEI Carlos Roberto Antunes dos Santos (BN); EM CEI Augusto César Sandino (BV). Neste ano estão previstas as demais unidades: EM Mirazinha Braga (MZ); EM Cei do Expedicionário (PN); EM Papa João XXIII (PR); CMEI Edmuldo Lemanski (BQ); CMEI Giovanna Serenato (SF); CMEI Lúcia Demeterco (TQ); EM Senador Enéas Faria (CJ). 

      

 

Autor: Francieli Gatz e Joelma Custódio | Fonte: Programa Linhas do Conhecimento
00355959.jpg
Programa Linhas do Conhecimento
1/6