PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

    Publicado por:  Nicole Carolina Santos do Rosário

CMEI HERMES MACEDO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

No dia 30/05/2015 os profissionais do CMEI Hermes Macedo se reuniram para realizar mais um momento de realimentação do Projeto Político Pedagógico da unidade.
Inicialmente houve um encontro em que os professores e funcionários se reuniram para, juntos, observarem os itens compostos pelo PPP e encontrarem conceitos e palavras-chave dentro de cada tema.
Neste segundo encontro, os profissionais novamente se reuniram em grupos e referendados por obras bibliográficas iniciaram a escrita da complementação do atual PPP detalhando mais a prática educativa realizada na instituição.
Foi um momento rico de estudo e muita aprendizagem, pois ao refletir sobre o Projeto Político Pedagógico nossos profissionais compreenderam a importância da prática estar em consonância com a teoria e puderam rever concepções importantes para o desenvolvimento de um bom trabalho.
Segundo Fátima Salles o Projeto Político Pedagógico:

“...é a busca de construção da identidade, da organização e da gestão do trabalho de cada instituição educativa. O projeto reconhece e legitima a instituição educativa como histórica e socialmente situada, constituída por sujeitos culturais que se propõem a desenvolver uma ação educativa a partir de uma unidade de propósitos. Assim, são compartilhados desejos, crenças, valores, concepções, que definem os princípios da ação pedagógica e vão delineando, em um processo de avaliação contínua e marcado pela provisoriedade, suas metas, seus objetivos, suas formas de organização e suas ações.” (FARIA, 2012 p. 20)

Nesse intuito o grupo está buscando ampliar o documento que embasa a prática educativa realizada, com momentos de estudos, trocas de informações e reflexão sobre a própria ação, tornando o PPP um documento atual, condizente com a realidade e dinâmico.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFIA
FARIA, Vitória Líbia Barreto de. Currículo na educação infantil: diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica. São Paulo: Ática, 2012.

Autor: Mariliz de Oliveira | Fonte: FARIA, Vitória Líbia Barreto de
00073684.jpg
Realimentação PPP
1/9