Projeto Político Pedagógico. Construção através de uma gestão democrática!

Publicado por:  Gislaine Cristina Bellis

Dentre os desafios que a Educação Infantil possui hoje, podemos citar que um dos maiores é propiciar às crianças um ambiente que, como afirma Oliveira (2012, p.12): “educa cuidando e cuida educando”.

Atualmente a Educação Infantil objetiva metas cada vez maiores, o foco vai muito além de cuidar da criança enquanto seus pais ganham seu sustento. Visualiza-se a criança como ser que pensa, sente, age e interage, sobre a qual temos a incumbência de trabalhar na formação e desenvolvimento de suas potencialidades, permitindo que realize suas escolhas e respeitando suas preferências, a fim de prepará-la para efetiva cidadania, como individuo ativo e critico na sociedade. No CMEI as crianças têm participação ativa através do Projeto Conselho Mirim.

A gestão democrática é concebida pelo CMEI Parigot de Souza como um direito legal e um papel fundamental das instituições públicas, uma vez que são construídas através da contribuição de todos, como cita o Art. 6 ( p.3) do Regimento do CMEI (2012),  “A gestão da Educação Infantil é o processo que rege o funcionamento do Centro de Educação Infantil, compreendendo tomada de decisão, planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das questões pedagógicas, administrativas e financeiras, promovendo a participação da comunidade educativa que compõe a Instituição, numa ação democrática.”

As ações frente ao CMEI são decididas com a participação do Conselho do CMEI e da APPF, onde estão representados os segmentos da equipe pedagógica administrativa, professores, pais e da unidade de saúde.

O CMEI trabalha em conjunto com as famílias e a comunidade levando em consideração que a abertura destas participações no seu espaço de convivência potencializa a troca de informações e valores, principalmente no que se refere ao desenvolvimento das crianças, que pode ser visto em instrumentos como a Avaliação dos Parâmetros de Qualidade, que acontece anualmente e  de levantamento de dados através de pesquisas elaboradas periodicamente pela equipe gestora e demais profissionais da unidade.

Pensando na qualidade da construção do Projeto Político, visando levantar informações sobre as características da comunidade local, a equipe gestora, aliada as novas tecnologias, elaborou uma pesquisa nas quais as famílias teriam mais essa ferramenta de participação democrática.

Através da pesquisa já tivemos vários retornos, bem como alguns relatos nas quais nos enchem de orgulho pelo trabalho realizado pelo CMEI, em parceria com Núcleo Regional da Educação e Secretaria Municipal de Educação de Curitiba.

Estamos em processo de construção e almejamos um Projeto Político Pedagógico que traga sustentação a práticas comprometidas com a qualidade na Educação Infantil do CMEI Parigot de Souza.

Autor: Gislaine Cristina Bellis | Fonte: SME
Fortalecimento de vínculos como prática cotidiana da unidade.