Projeto "Palavramundo - Incursões de Leitura" vai à Escola Municipal Duílio Calderari

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

Na manhã da segunda-feira (27/05), os estudantes da Escola Municipal Duílio Calderari, no bairro São Lourenço, receberam a visita do mediador de leitura Luis Teixeira, um dos proponentes do projeto "Palavramundo - Incursões de Leitura", que objetiva realizar intervenções literárias a estudantes do ensino fundamental (2.º ao 5.º ano) por meio de leituras coletivas compartilhadas.

 

A proposta do projeto é criar oportunidades em que a comunidade escolar seja chamada a participar dessas interações de forma espontânea e coletiva. No repertório, obras de reconhecidos autores da literatura infantil, como Ricardo Azevedo, Bartolomeu Campos de Queirós, Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Rogério Andrade Barbosa, Ângela Lago, entre outros.

 

O encontro na escola foi permeado de interações lúdicas que criaram um clima intimista para as leituras, valorizando a troca e a escuta. De forma envolvente, Luis contou e cantou várias histórias, encantando aos estudantes e proporcionando uma verdadeira imersão no mundo da imaginação. O mediador explicou que as incursões literárias podem ocorrer em quaisquer espaços que comportem a leitura e de que esta pode transbordá-los, multiplicando imagens, percepções e sentimentos.

 

Este projeto é uma realização da Malasartes - Educação Sensível e recebeu incentivo da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Os mediadores e idealizadores do projeto, Adriane Havro e Luis Teixeira, atuam há mais de 15 anos em projetos culturais levados a escolas e entidades de atendimento a crianças e jovens.

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: Malasartes e NRE Boa Vista
00218458.jpg
"Palavramundo - Incursões de Leitura" vai à EM Duílio Calderari
1/3