Projeto ODS

Publicado por:  Débora Silva da Veiga Pereira

Projeto Geração Sustentável

David Carneiro em ação com o Projeto Geração Sustentável, no qual estão integradas todas as Práticas Educativas e Equipe Administrativa e Pedagógica.

Na busca por uma educação de qualidade com base nos princípios da equidade e da gestão democrática, e equipe gestora do CEI David Carneiro voltou seus esforços em 2019, para o reajuste de suas práticas pedagógicas- administrativas às necessidades educacionais do século XXI aprimorando e realinhando suas diretrizes de trabalho a fim de assegurar o respeito à diversidade, às diferenças, à valorização da criatividade, da inovação, da compreensão do estudante enquanto sujeito pensante, capaz de desenvolver seu potencial a partir de diferentes estímulos, independente de sua condição bio-pisco-social. Dentre as ações pedagógicas previstas para ano letivo, com vistas a qualificar os processos de ensino-aprendizagem, estavam a conversão dos espaços escolares das Oficinas das Práticas Educativas em propostas que traduzissem vivências e sociabilidade na integração e diálogo com questões relacionadas à comunidade local, regional e global. (MOLL, 2009) Neste contexto, definiu-se que a proposta das oficinas deveriam considerar os objetivos da Agenda 2030, para que as questões ambientais pudessem integrar a construção dos conhecimentos. A Agenda deveria ser considerada, em especial, nas Oficinas da Prática de Educação Ambiental, uma vez que o trabalho devem com estas devem fundamentar-se numa “ visão ética de responsabilidade pessoal e social em relação ao meio ambiente e a um futuro sustentável.” (CURITIBA,2016)

Objetivos Gerais: Conhecer a agenda 2030 para desenvolver a capacidade de identificar e resolver problemas relacionados ao meio ambiente;  Possibilitar o desdobramento de projetos de ações sustentáveis a partir do contexto escolar local;  Objetivos Específicos:  Sensibilizar os estudantes sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável;  Entender o contexto mundial a fim de potencializar a percepção do risco global que estamos vivendo;  Desenvolver ações relacionadas aos ODS nas Oficinas das Práticas Educativas estendendo ainda a responsabilidade para outros segmentos da comunidade escolar.

Parabéns a todos envolvidos!

Autor: CEI David Carneiro, EM | Fonte: Debora Veiga
Projeto ODS