Projeto O trânsito e eu

    Publicado por:  Eliane Carolina Dias Sobrinho Gonçalves

Projeto O trânsito e eu

Durante as aulas do Projeto Ler e Pensar do mês de junho, da Escola Municipal CEI David Carneiro, a professora Eliane Gonçalves desenvolveu com as turmas do 3ºanos B e C o Projeto O Trânsito e Eu. O Projeto é uma parceria entre o Instituto Renault e a Prefeitura Municipal de Curitiba (Secretaria Municipal de Educação). O referido Projeto visa formar cidadãos conscientes para um trânsito mais seguro.

Desta forma, a professora Eliane participou de uma tarde de formação, no Centro de Formação Continuada, ministrada por professores da PUC – Pontifícia Universidade Católica do Paraná – A partir daí, ela selecionou algumas reportagens do Jornal Gazeta do Povo sobre questões relacionadas ao trânsito da cidade de Curitiba. Os alunos fizeram várias leituras no jornal, assistiram vídeos educativos, confeccionaram cartazes, fizeram as atividades da cartilha e para finalizar o Projeto a professora montou um mini circuito de trânsito, possibilitando aos alunos vivenciarem, na prática, algumas regras e normas de um trânsito seguro. Foram utilizados placas de sinalização, faixas de pedestres e triciclos, para montagem do circuito. “Foi a melhor aula do ano. Eu gostei muito e fiz tudo bem certinho.”, conta Pietro, aluno do 3º ano B.

Para a professora Eliane, o desenvolvimento do Projeto foi muito importante, visto que são essas crianças que serão os futuros motoristas. “Se quisermos um trânsito seguro, temos que formar cidadãos conscientes e começar deste cedo.”

Autor: CEI David Carneiro, EM | Fonte: Eliane Carolina Gonçalves
00118389.jpg
O trânsito e eu
1/7