Projeto Músico da Família ao Vivo no CMEI Carlos Roberto

    Publicado por:  Daniele Maria Oliveira Branco Klock

Nesta manhã chuvosa, típica Curitibana, o Papai Edemilson da criança Lorena do Maternal II, aqueceu nossos corações tocando um instrumento lindo e emocionante, o Violoncelo. Participando do Projeto Músico da Família ao Vivo pelo segundo ano, sentimo-nos privilegiados em poder contemplar esses momentos compartilhados com a família.

O pai iniciou apresentando o Instrumento para as crianças, falou do material o compõe e suas curiosidades, mostrando o som de cada corda, comparando-as em altura com a sua voz, brincando envolveu as crianças, pedindo que também fizessem essa relação. Em seguida tirou o som do instrumento tocando as músicas na intenção que as crianças adivinhassem qual era, assim que conseguiam essa façanha acompanhavam cantando. Edemilson tocou canções do cancioneiro infantil popular brasileiro: Atirei o pau no gato, A dona aranha, Pintinho amarelinho, O sapo não lava o pé, A baleia e os dedinhos.

As crianças haviam sendo repertoriadas a alguns dias já com imagens e vídeos, sobre o Violoncelo, porém viver a experiência ao vivo, supera todas expectativas, a relação que o músico possui com seu instrumento, associada a familiaridade com a turma e sua filha, contribui claramente para o sucesso da proposta.

Para finalizar o pai tocou "As Seis Suítes para Violoncelo Solo" por Johann Sebastian Bach, uma das composições a solo mais frequentemente tocadas e reconhecidas para Violoncelo. 

“Não somos nós que escolhemos o instrumento, ele que nos escolhe e isso revela a personalidade de cada um.”

Edemilson, pai da Lorena.

Autor: Prof. Carlos Roberto Antunes dos Santos, CMEI | Fonte: Professora Karina e Silvia