Projeto Músico da família ao vivo e mais a cores do que nunca

    Publicado por:  Marianita Truch Klamas

“A sorrir

Eu pretendo levar a vida

Pois chorando

Eu vi a mocidade perdida.” (Cartola)

       E é com base no sorriso que a semana do CMEI Vila Torres se encerrou com sorrisos de alegria pela Educação Infantil e toda sua musicalidade. Com a introdução do Projeto Músico da Família (formação continuada destina para a Área da Linguagem Musical) começamos o caminhar pelos ritmos do cotidiano completando com uma linda celebração musical, atrelando todos os conhecimentos e saberes nas etapas de atividades vivenciadas pelas turmas do CMEI. Proporcionar para as crianças um contato encantador e significativo com o fazer musical, juntando para a sua bagagem cultural elementos contidos na música conseguindo acrescentar ao repertório da criança o mundo encantador e pleno de desenvolvimento da música.

       Cada turma conta com um Planejamento Anual bem estruturado e flexível que prevê atividades voltadas para a Linguagem Musical, estruturando uma equipe viabilizadora ações condizentes ao Projeto Musico da Família.

       Com muita pesquisa e empenho dos profissionais, comunidade e familiares o CMEI Vila Torres organizou o experimentar, conhecer e apreciar a arte musical. Primeiramente a apresentação do Grupo Malasartes, com o Proeto Timdolelê - A tradição Popular dos Brinquedos Cantados entusiasmou as crianças para adentrar no mundo encantado da música com os instrumentos e canto.

       Cada turma trabalhou instrumentos e seus princípios sonoros, com essa preparação pudemos contar posteriormente com a visita do Músico da Família convidado. Na exploração e conhecer começou-se os experimentos para construção de instrumentos sonoros com as crianças e para as crianças.

       Trilhado esse caminhar a celebração teve um clima festivo de espontaneidade infantil, mostrando que todos os degraus foram aproveitados para um conhecer de sabedoria única. Para esse dia convidamos familiares, comunidade escolar, autoridades da educação e amigos que prestigiaram com sua alegria os convidados que proporcionaram seu trabalho musical para as crianças.

      Contamos com o convidado Bernardo, que com 11 anos e sendo irmão de uma de nossas crianças do Pré nos presenteou com um show de bateria; o Grupo Capoeira Brasil, que realiza trabalho com a musicalidade e cultura desde o Berçário colocando todas as idades para dançar e aprender mais sobre cultura e o guitarrista e professor Felipe Eubank (do Instituto Musical Felipe Eubank) que cativou cada criança com experimentar da guitarra e suas possibilidades musicais de forma simples e lúdica!

     Uma celebração a alegria contagiante, mesmo que “... aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música” (NIETZSCHE) na história filosófica o CMEI Vila Torres mostrou que é do sonoro cotidiano que se constrói a música da vida. Parabéns aos profissionais e idealizadores, e que muitas ousadias e desafios ainda venham surpreender nossos dias!

Autor: Marianita Truch Klamas | Fonte: Equipe Pedagógica, Administrativa e Turmas do CMEI
00036769.jpg
Com muita alegria ressaltaram a cultura dentro da música da capoeira.
1/21