Escola Municipal Irati, Escola Municipal

logo escola

Projeto Manacá da Serra

    Publicado por:  Vera Lucia Stupp Oedmann

   O Projeto Manacá  da Serra foi desenvolvido na UEI Irati III, pela professora Rainilde Maria Sottomaior, na Prática Ciências, tecnologia e Meio Ambiente, com o objetivo de desenvolver nas crianças a capacidade de observar, observar para aprender, observar como condição para levantar dados que permitam aprofundar o conhecimento de objetos, fenômenos e seres.

   Em nosso cotidiano, estamos constantemente observando os lugares, as pessoas, as condições do tempo, os animais, os carros ao atravessar uma rua e tantas outras situações, desta forma buscou-se através desse trabalho mostrar a importância da observação e aguçar a curiosidade e a compreensão da influência da natureza e do desenvolvimento das tecnologias em nossas vidas.

   O ponto de partida do projeto foi uma foto de um pé de Manacá, tirada no bairro, próximo a escola, o qual foi reproduzido depois pelos alunos por meio de pintura em guache após, discussões sobre a sua origem, sua formação, período e cuidados para a floração, região de onde provém, clima adequado para sua evolução, bem como, porque suas flores tem cores diferenciadas. Os alunos montaram também uma ficha técnica com os dados levantados na internet.

Foi muito interessante fazer com que os alunos percebessem o quanto se aprende através da observação.

   Para finalizar o projeto após ter sido feita a leitura da Lenda do Manacá, foi lançado um desafio para todos os alunos da UEI III, para que produzissem um Acróstico em forma de Poesia com o tema. Foi realizado então, um concurso de poesias, onde foram selecionadas as melhores de cada turma.

   Neste dia estiveram presentes em nosso espaço a Chefe de Núcleo Sandra Lenara Nunes de Carvalho, a diretora da escola Débora Carla dos Santos Berton, a pedagoga de referência do Núcleo Andreza do Rocio P. M. Mendes, a pedagoga da escola Eline de Melo Barbosa, a Profª Maria Cristina Laio da Silva e a Profª Marisa Tchorney.

   Segundo a profª Rainilde:  "O concurso foi um sucesso, as crianças amaram, valeu a pena o esforço e o empenho de todos, principalmente para ver estampado no rosto de cada um a emoção de apresentar algo que foi produzido por elas".

   Parabéns a todos os envolvidos no belíssimo trabalho pelo empenho e pela dedicação.

Autor: Irati, EM | Fonte: Rainilde Maria Sottomaior Macedo