Projeto Ler e Pensar

    Publicado por:  Lisiane Gastaldim

            Criado em 1999 pelo jornal Gazeta do Povo, o Projeto Ler e Pensar tem como foco o incentivo à leitura e a construção da cidadania por meio da mídia jornal (impresso e eletrônico). Na área educacional, o Projeto contribui com a formação de educadores, crianças e jovens, ampliando nossa visão do mundo e a compreensão do contexto social que vivemos com as noticias que essa mídia apresenta.

            Em nossa escola Projeto Ler e Pensar é desenvolvido pela Professora Andreia Silveira. Na ultima sexta-feira (21/08), nossos alunos em conjunto com a Professora construíram um novo painel para divulgar as atividades do Projeto para toda a Comunidade da E.M. Professora Maria Marli Piovezan.

           As atividades com jornal impresso auxiliam os estudantes na busca de reportagens que sirvam para referenciar a discussão, produção de textos individuais e/ou coletivos em diferentes gêneros, de acordo com os temas sugeridos pela turma ou pela Professora.

            Além de trazer notícias do cotidiano do país, da cidade e do mundo, o uso do jornal deixa os alunos mais interessados na leitura e também servem como apoio pedagógico em atividades de pesquisa de opinião entre os alunos, entrevistas com a família e com outros colegas de turma além de ampliar seus conhecimentos em diversas áreas como esporte, lazer, política, etc.

            A experiência dentro do Projeto Ler e Pensar tem sido extremamente proveitosa tanto na produção de material por parte dos alunos, quanto o interesse e participação dos mesmos dentro das atividades propostas, o que vem sendo motivo de elogios por parte dos alunos, dos pais e da equipe pedagógico-administrativa da escola até o presente momento.

          A todos os participantes dessa empreitada nossos parabéns.

Equipe Pedagógico-Administrativa (EPA)

Escola Municipal Professora Maria Marli Piovezan - NRE - Cajuru

Autor: Prof. Marcio Tomaz | Fonte: E.M. Profa. Maria Marli Piovezan
00079623.jpg
Ler e Pensar 6
1/6