Projeto Jogos Intelectivos

    Publicado por:  Graciela Aparecida Gomes

Com a finalidade estimular o raciocínio lógico matemático, buscando estratégias de memorização e resolução de problemas, está sendo desenvolvido o projeto de Jogos Intelectivos, em horário de contyraturno escolar. A meta do projeto é proporcionar o aumento na capacidade de concentração, no processamento das informações, em particular da memória. Os jogos contemplados na aplicação do projeto são:

- Rummikub

- N’Txuva

- Sudoku

- Trilha

Um pouco de cada jogo:

- Rummikub: É um jogo que combina elementos de rummy (jogo de cartas), dominó, mahjong e xadrez. Jogo de combinações onde os jogadores interagem com as peças que foram baixadas no centro do jogo. É um dos jogos mais jogados no mundo apresentado também em forma de Campeonato Mundial de Rummikub e que acontece a cada três anos em um local diferente, sendo patrocinado pelas empresas distribuidoras dos jogos.

- N’Txuva: Jogo de tabuleiro de origem africana, jogado nas aldeias, tanto por crianças como por adultos.O N’Txuva é considerado o Xadrez Africano, por ter natureza guerreira, onde o jogador deverá criar estratégias para vencer o jogo.

- Sudoku: É um jogo de raciocínio e lógica, interessante para se treinar o cérebro, pois é necessário criar e utilizar estratégias para colocar os números faltantes na grade. É um tipo de quebra-cabeça jogado no mundo todo, sendo considerado muito benéfico na manutenção do cérebro.  algumas com pistas iniciais, que são números inseridos em algumas células, de maneira a permitir uma indução ou dedução dos números em células que estejam vazias.

- Trilha: Ou moinho, é um tradicional e antigo jogo de tabuleiro. Este consiste em três quadrados concêntricos conectados entre si.

Autor: Nympha Mª. da Rocha Peplow, EM | Fonte: Professoras Larissa e Sueli
00001098.jpg
Projeto Jogos Intelectivos
1/1