Projeto Jardins de Mel
“Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana.” Albert Einstein (1879/1955)
Nesta etapa do concurso, as crianças do Ensino Fundamental 1 – período integral foram envolvidas nas rodas de conversa e cartas para saber mais sobre as abelhas. A instalação das iscas despertou a interesse dos estudantes e as trocas entre as crianças das turmas da educação infantil e o ensino fundamental aconteceu como um telefone sem fio, mas mantendo a qualidade da informação. “Favor não mexer, iscas de abelhas para formação de novas colmeias”. Cada qual do seu modo, expressou e compartilhou a noticia para escola.
O CEI Ulisses Falcão Vieira é banhado pela natureza e as crianças intensificaram os cuidados com o canteiro de cheiros, pois eles já sabem que as abelhinhas estão voando pelas flores do manjericão, da malva, tomilho e arruda. As crianças da Turma da Abelha sabem que as polinizam as flores, mas dizem que as abelinhas beijam as flores delicadamente.
As crianças pesquisaram e colheram as sementes de aroeira e estão cultivando mudas do canteiro de cheiros para espalhar pelo CEI.
As turmas do ensino fundamental conhecendo as Abelhas Mandaçaias do CEI Ulisses Falcão Vieira
Quantitativo dos professores são todos da educação infantil (dez professores regentes, 10 professores de áreas, 8 estagiárias)
Ensino fundamental 3 professores regentes.
Estudantes são 150 da educação infantil e .... ensino fundamental
Observação das iscas.
Com a instalação da isca no pátio, na Pitangueira, diariamente as crianças observam a garrafa fixa na árvore. E os registros foram diários desde do 04 de outubro de 2019 pela Turma da Abelha.
Professora Silmara Crozeta

Autor:
CEI Ulisses Falcão Vieira, EM
|
Fonte:
Professora Silmara Crozeta