Escola Municipal Pilarzinho, Escola Municipal

logo escola

Projeto interdisciplinar da UEI Pilarzinho planta 8 árvores no CMEI Heloina Greca

Publicado por:  Gustavo Leandro de Siqueira Prestini

Na manhã desta sexta-feira (13), os alunos da Escola Municipal Pilarzinho com o auxílio dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Emiliano Perneta, promoveram a primeira ação externa do projeto interdisciplinar das Práticas de Ed. Ambiental e Matemática no CMEI Heloina Greca. Foram plantadas 8 árvores, sendo três delas ornamentais na frente do CMEI e 5 frutíferas no jardim. A ação foi acompanhada pela Professora Bruna Kawasinski, pelo Articulador Gustavo Prestini e pela Diretora do CMEI Pier Angelly Luiz de Andrade.

O projeto “Matemática, Saúde e Soluções Ambientais”, visa melhorar a limpeza e a estética do entorno da escola, impactando positivamente na qualidade de vida da região fazendo dos processos de ensino e aprendizagem momentos de estudo significativos com aplicação real e visível no entorno da escola de maneira interdisciplinar. “Este projeto, surgiu da evolução do que já estava sendo trabalhado na escola no ano passado aliado a um problema de saúde pública que estamos tendo atualmente, a Dengue”, afirma a professora Bruna. Nesse sentido, o plantio de árvores impacta na visibilidade do cuidado e na recuperação da natureza. No total, a escola já plantou mais de 65 árvores desde o começo de 2019.

Desde o início do ano passado a EM Pilarzinho vem trabalhado com os alunos a questão da limpeza pública e seu impacto na comunidade, atrelado aos conceitos ambientais e de sustentabilidade. Dessa forma, os estudantes têm mudado a realidade da região, com o entorno da escola mais limpo e com o cuidado ampliado dentro de suas casas. “Esta proliferação de ações fora dos muros da escola é uma vitória, pois boas práticas tem sido disseminadas por toda a comunidade” afirma a diretora. “Desde o começo das aulas, minha filha vem me cobrando o quanto é importante a conscientização sobre a dengue e os cuidados para prevenir a doença ... e venho percebendo uma atitude muito linda de minha filha, todo lugar que vamos ela recolhe lixos e vira garrafas e não deixa que os objetos da rua fiquem com água parada”, afirma a mãe de aluno Valéria Rodrigues, em postagem no Facebook.

“Outro aspecto importante é a parceria que este ano fizemos com o Colégio Estadual Emiliano Perneta para a efetivação das ações externas, que ainda contarão com passeata, panfletagem, conversa com a comunidade e o plantio de mais 32 árvores no entorno do CMEI Vila Nori e do prédio da escola”, afirma o Articulador da UEI Gustavo.

Autor: Gustavo Leandro de Siqueira Prestini | Fonte: Pilarzinho, EM
Projeto interdisciplinar da UEI Pilarzinho planta 8 árvores no CMEI Heloina