Neste último trimestre, a professora Cleusa Cristina Marchauk, desenvolveu junto aos estudantes do Pré II um projeto com a finalidade de trabalhar a Identidade dos estudantes de forma diferenciada e harmoniosa.
Como a escola é um universo social diferente do da família, favorece novas interações, ampliando desta maneira os conhecimentos da criança a respeito de si e dos outros.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade “é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome. Seguido de todas as características físicas, de modo de agir e de pensar e da história pessoal”.
A partir da leitura dos livros: "Gente de Cor de Gente" de Maurício Negro e "Minha Família é Colorida" de Georgia Marttins, da auto observação através de fotos e espelho, as crianças passaram a observar os diferentes tipos de pele existentes na turminha. Ainda a fim de entender os diferentes tons, a professora Cleusa realizou com as crianças uma brincadeira de misturas de tinta, onde também foi possível observar diferentes tons. O momento de desenhar a própria mãozinha e colori-la deixando o mais parecido possível com o real, também foi bastante significativo.
Para finalizar o projeto com chave de ouro, as crianças confeccionaram dois bonecos de papel. As crianças escolheram a cor de pele deles, pintaram, confeccionaram uniformes e finalmente fizeram a votação para os nomes: Joaquim e Catarina. E olha que legal, para a contagem dos votos, até construíram um gráfico!!!
Esse trabalho proporcionou o auto conhecimento, o conhecimento do outro e ainda destacou a importância do respeito à todos e às diferenças.
Autor:
Gisela Willms de Oliveira
|
Fonte:
CEI Raoul Wallenberg