Estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA da Escola Municipal Professor Germano Paciornick participam do projeto Girassol. que enaltece a importância de seu protagonismo no processo de aprendizagem.
No final do primeiro semestre os estudantes da EJA da Escola Municipal Professor Germano Paciornik reuniram-se em uma plataforma de videoconferência. As professoras, em acolhimento aos estudantes no retorno às aulas presenciais, lançaram um projeto chamado Girassol. Este projeto busca incentivar a autonomia dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, destacando seu protagonismo e valorizando seus saberes.
Os estudantes receberam, no kit de atividades que antecedia a aula, um saquinho com terra, sementes de Girassol e o texto "Girassol", escrito por Andrea Domingues, que foi abordado durante a aula.
A arte de recomeçar e a versatilidade do girassol foram destacadas pelos estudantes. As professoras conversaram sobre as conquistas que eles obtiveram, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia e salientaram que o momento de retornar se aproximava, o que trouxe muita alegria à todos. As professoras, então, propuseram aos estudantes plantar mudas de girassol em suas casas, em pequenos vasos ou no jardim, e ao retornar à escola eles levariam uma muda para plantio no canteiro da escola, marcando assim um novo período de recomeço e aprendizagem.
Autor:
Caroline C. M. Gonçalves
|
Fonte:
Escola Municipal Professor Germano Paciornik