CMEI UNIÃO DAS VILAS
12 de novembro de 2013.
Projeto Família
Revitalização do espaço externo – Brincar
RELATÓRIO
Foi realizado reunião com Conselho e APPF e Pais para apresentar o Projeto Família 2013, onde foi apresentado as alterações propostas para o espaço externo, onde as crianças tenham mais opções para brincar.
Foi reservado uma porcetagem da verba de descentralização destinado a manutenção para a realização do projeto.
Inicialmente foi enviado um bilhete para os pais convidando a colaborar com o projeto.
Este bilhete foi lido para as crianças do Maternal II-A , neste momento estas se manifestaram dizendo:
- Meu pai vem!
- Meu pai sabe pintar!
- Meu pai sabe fazer as coisas!
De forma tímida, voz baixa, uma menina disse:
- Minha mãe vem!
No PRÉ as crianças ao ouvirem o bilhete, todos se comprometeram trazer os pais e vir junto, uma menina que mora ela e a mãe somente, disse “minha mãe vem”
Alguns pais (20) se manifestaram junto a secretaria para saber o dia horário, então ficou decidido que seria no sábado dia 09 de novembro, de acordo com a disponibilidade de todos.
Quando a Diretora e a mãe Ieda estavam procurando no computador exemplos de espaços , uma criança do PRÉ entrou viu e quis saber do que se tratava, foi explicado. Voltou para a sala contando que viu algo muito legal na sala da Diretora.
Foi, então marcado uma reunião com as crianças do MIII e PRÉ para tratar do assunto .
Em dois grupos, acompanhados pelas educadoras, foram até o jardim, para ouvirem da Diretora o que seria feito para as crianças e apresentado o Sr. Dirceu, que estava fazendo serviço de manutenção no CMEI e fazendo algumas alterações.
Foi mostrado que a “Casinha de Bonecas” que estava podre e com tábuas soltando, tornando perigosa para as crianças e que a noite pessoas estavam vindo dormir dentro e fazer suas necessidades, esta teria que ser desmanchada. Todos perguntaram o que teria no lugar. Então a proposta foi colocar o Castelo de Plástico e que este seria pintado e enfeitado. Concordaram . Foi mostrado outras propostas no datashow, exemplos de como seria. Ficaram entusiasmados, e quando os pais chegaram contaram para os pais. Passaram a chamar o Sr. Dirceu para conversar. Na sala conversavam sobre o assunto. Para acompanhar o trabalho, “fugiam” da sala para observar e voltavam correndo para contar aos colegas.
As educadoras se envolveram, dando sugestões e doações.
No dia marcado vieram cinco pais e três com os filhos. Havia 16 pessoas, sendo 4 crianças. Teve lanche, com café, suco, pão com margarina e requeijão.
Foi produtivo, as crianças queriam pintar, davam palpites, brincavam.
Um exemplo de conversa entre duas crianças de turmas diferentes.
- Este castelo é meu, pois eu sou um príncipe.
Olhando para a menina disse:
- Você quer ser minha princesa?
A menina respondeu:
- Minha mãe não deixa!
Ele foi até a mãe da menina e disse:
- Sua filha pode brincar comigo de príncipe e princesa?
A mãe autorizou.
Então ele pegou um lata de Coca Cola e compartilhou com a menina e entraram no Castelo.
Todos não conseguiram terminar, mas se prontificaram a continuar em outra oportunidade.
Na segunda as crianças chegaram e comentaram muito. Algumas não queriam entrar na sala. Outras vieram perguntar quem fez, ao saberem que foram alguns pais, justificavam sua ausência e a do pai.
O painel com os trabalho das crianças no Maternal II A e Maternal IIB, está sendo muito apreciado pelas crianças e pais.
Quando foi apresentado as cordas as crianças, algumas ficaram inseguras, outras dominaram de imediato.
As engenhocas ficaram curiosos e comentavam muito entre eles. Nos pneus, alguns perguntaram se podiam subir.
As calhas colocadas no muro foi colocado a mangueira com água para cair num buraco feito na areia e colocado uma lona plástica, então colocaram barquinhos de papel. Foi uma surpresa para muitos que nunca viram.
CONCLUSÃO
Os objetivos propostos foram atingidos, percebeu-se a integração família, CMEI, educadores e crianças.
A surpresa das crianças, o encantamento, a alegria, deu a certeza de que este é o caminho , estar sempre surpreendendo as crianças e que isto aliado a presença dos pais, garante que se desenvolvam de forma saudável.
CONTINUIDADE
- Alimentar este projeto com ações freqüentes de parcerias, pais, educadores e comunidade em geral.
- Ficou para acabar, o canto para cabana, a pista de carrinhos, um muro para pintar, fazer uma mureta de pneus reciclados e coloridos no solário.
- Instalar uma mesa para oficina mecânica na areia
.
Autor:
União Das Vilas, CMEI
|
Fonte:
Lucia