Projeto Equidade intensifica ações nas escolas no segundo semestre

    Publicado por:  Vanessa Viol Moretti

Neste segundo semestre, as equipes da Secretaria Municipal da Educação, envolvidas no Equidade, projeto que prevê estratégias diferenciadas para cada realidade escolar, de forma a minimizar fatores capazes de dificultar o percurso das crianças e garantir o efetivo direito à aprendizagem, vão intensificar o trabalho junto aos Núcleos Regionais da Educação para acompanhamento das ações nas unidades escolares. 

“Propiciar às escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba trajetórias mais equânimes, qualificando o atendimento e contribuindo, desta forma, para a construção de uma boa escola é o principal objetivo do projeto Equidade”, disse a Secretária Municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

Disseminar a proposta nas 47 escolas e unir as equipes pedagógica do departamento do ensino fundamental,dos núcleos e das escolas sobre o conceito de “equidade” foi a meta inicial do projeto. Depois da identificação das singularidades de cada unidade escolar e da definição de metas e ações o trabalho agora está voltado ao desenvolvimento de práticas que buscam a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem ofertados no ambiente escolar.

O início das atividades foi marcado, nesta terça-feira (21), com a realização de um encontro com gestores e pedagogos dos núcleos regionais e equipes da Secretaria Municipal da Educação. Com o objetivo de contextualizar o trabalho e o caminho que cada um tem tomado para promover ações equânimes no ambiente escolar o grupo buscou compartilhar as experiências, buscando aproximar conceitos e práticas vivenciados nos espaços e apresentar as especificidades das unidades que fazem parte do projeto.

A pedagoga do Núcleo Regional Portão, Sandra Traiano conta que desde a implantação as três unidades da regional que participam do projeto demostram grande expectativa com relação ao trabalho que se realiza de forma coletiva, no intuito de mobilizar ações para uma escola “além dos muros”. “Estamos intensificando ações de atendimento e acompanhamento pedagógico nas escolas. Percebemos que elas se identificam como parte de uma ação coletiva que prioriza a educação como agente transformador e mobilizador de ações de qualificação para o avanço no trabalho do ensino e aprendizagem”, explicou Sandra.

Tania Mara Campanucci, também pedagoga do Portão, explicou que as ações do Equidade para o atendimento das escolas conta com a ampliação do olhar pedagógico junto às demandas da unidade. “Buscamos pensar junto à equipe gestora uma maneira de atender às necessidades apresentadas pelo grupo como forma de ampliar o olhar das práticas, com ações e parcerias que promovam a melhoria do atendimento na unidade”, diz Tania. 

Dentre as ações já realizadas e programadas para o segundo semestre, junto às unidades, estão as visitas das equipes articuladoras do projeto nas regionais, atendimento in loco, formação específica nas áreas do conhecimento, realização de grupos de estudos, parcerias intersetoriais para ampliar a oferta de atendimento às necessidade das escolas e promoção de acesso cultural aos estudantes das unidades do Projeto Equidade.
 

Fonte: CLAUDIA MUNIZ

Autor: NRE Portão | Fonte: http://cidadedoconhecimento.org.br/
00075422.jpg
equidade
1/3