Projeto de leitura literária movimenta a Escola Municipal CEI Ulysses Silveira Guimarães

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

Com o intuito de disponibilizar aos estudantes momentos planejados de leitura literária que contribuem com os "exercícios do pensar e do sentir”, o projeto "Literatura para além da caixa - Bate-papo com o autor" ancorou na Escola Municipal CEI Ulysses Silveira Guimarães nesta segunda-feira (12/08). 

 

Proposto pela Coordenadoria de Projetos da Secretaria Municipal da Educação por meio da Gerência de Faróis do Saber e Bibliotecas, e mediado pela professora Maria Rita de Cássia Fiatte, o projeto promove o contato de estudantes com diferentes obras literárias de qualidade, para além do acervo já disponível na biblioteca da escola.

 

Para os estudantes do 4º ano da escola em questão, a obra selecionada foi "Mamãe tá careca", da escritora curitibana Juliana Vermelho Martins. No primeiro momento, os estudantes tiveram acesso aos exemplares, sendo realizada uma leitura mediada pela professora regente. Nessa leitura, foram observadas as hipóteses e inferências acerca do texto escrito, a serem confirmadas ou refutadas posteriormente. As observações dos estudantes, acerca da compreensão da obra e do contexto que a envolve serão registradas por meio de perguntas a serem feitas à autora posteriormente. Em um segundo momento, será realizada uma roda de conversa com Juliana para que os estudantes esclareçam as dúvidas e curiosidades acerca da obra.

 

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: Maria Rita de Cássia Fiatte e Gerência de Faróis