Escola Municipal Pilarzinho, Escola Municipal

logo escola

Projeto de Circo desenvolve nos estudantes compromisso com o processo educacional e a cidadania

    Publicado por:  Gustavo Leandro de Siqueira Prestini

     Os alunos da Escola Municipal Pilarzinho estão vivenciando durante as aulas de educação física a arte milenar do Circo. O projeto desenvolvido pela Professora Cinara Matoso Machado da Silva em parceria com os estudantes visa fomentar o pensar, o compromisso com o processo educacional e a formação como cidadão.

     A acrobacia, o malabarismo, o contorcionismo são algumas das práticas desenvolvidas de maneira divertida e lúdica. “Mas nada é realizado sem a participação e a cooperação de todos os alunos. Fazemos com que eles se envolvam neste processo de criação e desenvolvimento, instigando o protagonismo e o relacionamento interpessoal”, afirma a professora.

     Além disso, “os movimentos circenses desenvolvem no estudante muitos aspectos corporais importantes para seu desenvolvimento físico e intelectual como raciocínio lógico, coordenação motora, domínio visual, psicomotricidade, lateralidade, direção, ritmo, organização espacial, entre outros”, afirma a pedagoga Flavia Nepomuceno de Oliveira.

     O ato de vivenciar o circo desenvolve na criança além da experiência lúdica e da ação, por meio da movimentação corporal, aspectos pessoais como criatividade, auto-estima, sensibilidade, expressão, desinibição, entre outros.

     A professora e os alunos pretendem transformar as atividades de sala de aula em uma apresentação que será mostrada para toda a comunidade escolar.

Autor: Gustavo L. de S. Prestini | Fonte: Pilarzinho, EM
00205232.jpg
Projeto de Circo desenvolve nos estudantes compromisso com o processo educacional e a cidadania
1/5