Escola Municipal Irati, Escola Municipal

logo escola

Projeto de Astronomia no Irati III

    Publicado por:  Vera Lucia Stupp Oedmann

O projeto de astronomia, na prática de ciências e tecnologia da UEI Irati III, serviu como base para o estudo de caso da elaboração da escrita do artigo da professora Silvana Silva para o Edupesquisa 2014/2015 .

No projeto os alunos pesquisaram sobre o sistema solar, fases da lua, foguetes e gravidade. Fizeram experiências, utilizando material reciclado, tiveram a oportunidade de realizar atividades diferenciadas como o caledociclo, lançamento do foguete de vinagre com bicarbonato de sódio, construíram um simulador das fases da lua, onde o sucesso foi inevitável.

“Eu achei muito legal a aula, muitas tentativas de ver o foguete voar” disse a aluna Victória do Vale – 9anos. A aluna Tamilly – 9 anos destaca “Eu gostei do nosso estudo sobre o sistema solar e de nossas experiências, aprendi que para a terra girar em torno dela mesma leva 24 horas.”

A articuladora da unidade Vera Cleide, observou que “A participação dos alunos em todos os momentos das aulas foi gratificante, o empenho da professora em planejar e executar as atividades, foi o que proporcionou o resultado da integração : aprendizagem+aluno+alegria em aprender.”

E para  a conclusão do projeto os alunos visitaram a Arena Digital para a visualização do sistema solar e para assistir um  documentário sobre a viagem do jovem Charles Darwin, a bordo do Beagle, procurando respostas a algumas perguntas entre elas - Como novas espécies chegam para substituir as que se perdem pela extinção?

O mundo através dos olhos de Darwin, fazendo observações dos mais bonitos cenários naturais da Terra, deixando que as peças deste quebra-cabeça científico se encaixem lentamente. Darwin nos revela o maravilhoso e simples mecanismo que explica a evolução de toda a vida na Terra: a Seleção Natural,.

Tudo isso numa sessão 4D com uso de óculos que proporcionaram a sessão de imersão.

Autor: Irati, EM | Fonte: Silvana Silva