O Projeto Soroban[1] teve sua implantação na Escola Municipal CEI Francisco Klemtz no ano de 1993. Ele vem apresentando resultados positivos, pois alguns conteúdos matemáticos são retomados e reelaborados com os estudantes a partir da utilização de diferentes estratégias pedagógicas.
A coordenação do projeto é realizada pelos professores Edeval Pedro dos Santos e Juliana Maria Carneiro dos Santos.
Este projeto é uma alternativa de atendimento aos estudantes dos ciclos I e II, que apresentam dificuldades no processo ensino-aprendizagem em alguns conteúdos matemáticos.
Os estudantes são atendidos em grupos de, no máximo, oito integrantes, sendo estes indicados em Conselho de Classe ou que tenham sido aprovados no ano anterior com apoio no componente curricular de Matemática.
O atendimento tem a duração de cinquenta e cinco minutos, no qual os professores fazem a utilização de diferentes recursos pedagógicos não estruturados e estruturados tais como (palitos, blocos lógicos, tangran, quadro imantado, material dourado, ábaco, Soroban, calculadora com sintetizador de voz, dentre outros), com o objetivo de estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico, memória, concentração e a compreensão de determinados conceitos matemáticos. Também são reelaborados alguns conhecimentos já adquiridos, sem perder de vista, os pressupostos teóricos que norteam o processo ensino-aprendizagem da Matemática, reconhecendo as formas de representação do SND (sistema de numeração decimal),os algoritmos das operações fundamentais e as diferentes estratégias para a resolução de situações-problema.
O estudante frequentará o Projeto Soroban até que sejam verificados avanços significativos na superação das dificuldades apresentadas no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos anteriormente exemplificados.
[1]Soroban é o nome dado ao ábaco japonês, que consiste em um instrumento de cálculo surgido na china há cerca de quatro séculos.
Crédito do texto: ESCOLA MUNICIPAL CEI FRANCISCO KLEMTZ
Autor:
NRE Portão
|
Fonte:
ESCOLA MUNICIPAL CEI FRANCISCO KLEMTZ