O Projeto foi realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural – Prefeitura de Curitiba e contou com o incentivo da Celepar, OpusMúltipla, Hotéis Deville e o apoio do Nikkei Curitiba.
A videoaula está disponível no youtube pelo canal ’’yurie handa’’ ou pelo link (https://www.youtube.com/watch?v=HatJsSw9a9c&t=3460s)
O projeto surgiu em 2021, com o objetivo de trabalhar o corpo e a mente. Exercitar o corpo brincando auxilia o autoconhecimento, cuidar da mente traz calma e concentração, necessários aos estudantes, para alcançar esses objetivos, o projeto apresenta atividades lúdicas e alguns costumes da cultura japonesa.
Inicia com a história de quatro personagens, macaco, jacaré, pássaro e a mente, que é quase um ser místico na descoberta dos sentimentos e dos sentidos desses personagens, aparece para ajudá-los a resolver conflitos, acalmando a mente e os pensamentos.
Explicação do sentido da meditação com práticas para buscar concentração. Taisô, que é uma atividade ginástica com ritmo, movimento muitos músculos do corpo é usada por crianças e adultos antes de começar as aulas e o trabalho. Odori que é uma dança praticada em roda, atividade divertida mas exige atenção. Origami que é a arte milenar de dobrar papéis.
Essas atividades foram desenvolividas na biblioteca pelas professoras Dilma Cristina e Paula Demário como encerramento das atividades da biblioteca.
Autor:
Paula de Camargo Demário
|
Fonte:
Equipe Diretiva