Projeto Conhecendo Santa Felicidade UEI EM Ver. João Stival

    Publicado por:  Sandra Regina Dalla Stella Souza Lima

Ouvir a história do local onde estuda (mora) contada por pessoas que fizeram parte dessa história é uma experiência de tamanho imensurável. E foi exatamente o que aconteceu com os estudantes da UEI João Stival, pertencente à Regional de Santa Felicidade.

No primeiro dia da rota que faz parte do Projeto Conhecendo Santa Felicidade, muitos relatos de pessoas que viveram parte da história do bairro. Emoção, saudade, conhecimento sendo transmitido por uma geração de pessoas descendentes de imigrantes colonizadores.

O Projeto Conhecendo Santa Felicidade tem por objetivo fazer um resgate histórico do bairro, aliado ao currículo escolar. Projeto, esse, promovido e incentivado pelo Núcleo Regional de Educação, em parceria com as Escolas, CMEIs, Fundação Cultural, Regional de Santa Felicidade, alguns restaurantes da região e o  Programa Linhas do Conhecimento.

O primeiro projeto contemplado teve início a partir da notícia “Iguaçu 100 anos - A história do clube amador mais antigo do Paraná - quando a professora Sonia Aparecida Santana de Jesus, juntamente com os aluno, resgataram a história do clube,  descobrindo que ele foi fundado por imigrantes italianos, há cem anos.

A professora relacionou a história do clube à imigração italiana e seguiu, com os estudantes da UEI EM Vereador João Stival, pesquisando sobre os principais pontos que fazem parte da história de Santa Felicidade, bem como, por meio de entrevistas, foram fazendo descobertas sobre o cotidiano de alguns moradores mais antigos do bairro.

Para mediar a aprendizagem, as professoras Sandra e Marciane, do Programa Linhas do Conhecimento e o Conselheiro do Patrimônio Histórico, Paulo Cesar Pereira (Pereirinha), acompanharam os estudantes, fazendo paradas em pontos importantes da história do bairro, falando como tudo começou e contando muitas curiosidades.

A rota iniciou na Casa Culpi, passando por pontos turísticos e históricos e chegando ao Portal de Santa Felicidade.

Para finalizar, as crianças foram recebidas pela senhora Flora Madalosso, que encantadoramente conversou com todos e ofereceu um almoço delicioso, no Restaurante Madalosso, deixando como mensagem a frase: “Devemos respeitar nossos governantes que nos fornecem os recursos para o nosso trabalho e também os que varrem o chão para o nosso conforto” e completou afirmando aos estudantes que é necessário honestidade e trabalho para prosperar.

Impossível não sentir orgulho em fazer parte deste “time” que diariamente corrobora para uma educação de qualidade (ODS 4), permitindo às nossas crianças a protagonizarem seu papel de cidadão nos diferentes espaços da cidade, preservando o patrimônio histórico e cuidando da cidade (ODS 11).

Autor: Sandra Regina Dalla Stella - NRE Santa Felicidade | Fonte: UEI EM Vereador João Stival
00245880.jpg
Conhecendo Santa Felicidade João Stival
1/52