Projeto cheio de encantamento e valorização à natureza no CEI Professor Lauro Esmanhoto

    Publicado por:  Denise Neuburger da Silva

As professoras de Práticas Artísticas do CEI Professor Lauro Esmanhoto, Livete Kindlemann e Solange Aires Garcia Somenzari, desenvolveram um lindo projeto intitulado "Lenda Tinis - A Terra das Crianças", o projeto foi desenvolvido com as turmas do 1°A, 1°B, 2°A, 2°B, 2°C, 3°B e 3°C.

Com dança, música, história, arte visual e teatro, o projeto teve como objetivo experimentar as diferentes possibilidades do uso dos elementos das linguagens artísticas, atribuíndo valor simbólico para cada momento da lenda.

Usando como disparador uma lenda cheia de magia e amor à natureza, onde em "um reino distante surgiu um imenso buraco sem fundo", de onde subiu uma mulher que (...) dançava ventando em um redemoinho de folhas... e de sua boca saía uma revoada de borboletas. Seus cabelos eram um vasto jardim de flores. Rosa, lírio, jasmim. Todas as flores que puderem imaginar estavam lá, nos fios de capim daquela cabeleira sem fim (...).

Utilizando recursos variados os estudantes confeccionaram chocalhos, borboletas e modelaram frutas em papel, além de apreciarem sons variados de instrumentos musicais, dando asa à imaginação e podendo se aproximar mais da Natureza.

O projeto teve como encerramento o plantio de girassol, que quando florescerem trarão mais cor e alegria à nossa escola.

E como diz na lenda: "(...) A Natureza estava feliz pois sabia que cresceria junto com aquelas crianças".

Ouça a lenda Tinis - Terra das Crianças aqui

Autor: Denise Neuburger da Silva | Fonte: CEI Professor Lauro Esmanhoto
00318282.jpg
Atividades de arte
1/4