PROJETO CHÁ COM POESIA

Publicado por:  Marli Lopes Rolim

ESCOLA MUNICIPAL CEI PROFª LINA MARIA MARTINS MOREIRA

PROJETO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA: “CHÁ COM POESIA”.

O Projeto “Chá com poesia”é desenvolvido na Biblioteca da Escola com as turmas de terceiros, quartos e quinto ano do Ensino Fundamental uma vez por mês, propondo o conhecimento e a leitura do gênero poema, descobrindo sua linguagem, sonoridade, ritmo e musicalidade, incentivando o pensar dos sentimentos e sensibilização do aprendiz.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (1998), é necessário contemplar, nas atividades de ensino, a diversidade de textos e gêneros, e não apenas em função de sua relevância social, mas também pelo fato de que textos pertencentes a diferentes gêneros são organizados de diferentes formas. A compreensão oral e escrita, bem como a produção oral e escrita de textos pertencentes a diversos gêneros, supõem o desenvolvimento de diversas capacidades que devem ser enfocadas nas situações de ensino. É preciso abandonar a crença na existência de um gênero prototípico que permitiria ensinar todos os gêneros em circulação social. (PCN, 1998, p.23-24)

Dessa forma, pensando na ampliação da vivência cultural de nossos alunos, em novas formas de aprendizagem, reflexão e escrita, elegeu-se o poema por ter a capacidade de falar de qualquer assunto, seja pessoas, ideias, sentimentos, lugares ou acontecimentos comuns.

É como um jogo de palavras onde motiva o leitor a descobrir várias leituras possíveis.

- Promover o gosto pela leitura, em especial, de poesias;
- Possibilitar o contato com a beleza, a brincadeira com as palavras, seus sons, significados e formas;
- Incentivar a expressividade oral, a desenvoltura e a segurança;
- Ampliar a capacidade de análise crítica diante de textos e assuntos que poderão advir deles;
- Provocar inferências das possíveis intenções do autor marcadas nos textos;
- Identificar referências intertextuais presentes no texto;
- Estimular a produção escrita, a fim de que o/a aluno/a perceba que seus textos são produções culturais importantes para a coletividade;

Encaminhamento:

O dia do Projeto será realizado sempre na última aula do mês com os alunos de 3ºs, 4ºs e 5º anos, onde será proposta uma mesa com chá e biscoitos para os alunos sentirem-se no meio de um “sarau” cultural.

O Projeto terá duração de março/2015 a novembro/2015, onde cada mês será feita a apresentação de um autor e a leitura e análise de suas poesias, culminando com o registro por meio de ilustração do poema preferido pela criança, enquanto ocorre a degustação do chá por todos.

No mês de Março, iniciamos o projeto com a poetisa paranaense Helena Kolody. Cada aluno escolheu uma poesia e recitou para os colegas. Após a leitura foi feita a interpretação de cada poema, quando, cada um expôs sua ideia sobre o que a poetisa diz dizer quando o escreveu, qual o sentimento contido neles.

Autor: Marli Lopes Rolim | Fonte: CEI Prof.ª Lina Maria Martins Moreira, EM
Chá com poesia mês de março. Poetisa trabalhada: Helena Kolody