Projeto Brincar - Maternal III

    Publicado por:  Adamari Rodolfo Depetris

O Projeto Brincar, desenvolvido pelas professoras Luana e Luciana, tendo como tema principal “as brincadeiras de ontem e hoje", deu-se inicio através da problemática: "Como despertar o interesse e criatividade para brincadeiras e brinquedos esquecidos no tempo, brinquedos que não estão em evidencia na mídia, com  crianças de 3 a 4 anos?"

O desenvolvimento desse projeto iniciou-se através de um olhar critico sobre as crianças e as brincadeiras em que as quais participam, onde se percebeu que muitas delas nunca ouviram falar ou brincaram de outras coisas que não fossem em vídeo games, computadores, celulares etc.

Depois que as professoras descobriram quais brincadeiras as crianças conheciam e quais não, uma pesquisa foi feita com os responsáveis das mesmas, onde estes nos enviaram quais brincadeiras eles participavam durante a infância. Num segundo momento essas brincadeiras foram repassadas com toda a turma, onde elas puderam também confeccionar seus próprios brinquedos. Já com mais conhecimento sobre as brincadeiras antigas, as crianças puderam então fazer uma comparação entre elas e as brincadeiras atuais, podendo também perceber suas diferenças e semelhanças.  

Em seguida os pais foram convidados para um momento com seus filhos no CMEI, onde puderam compartilhar as brincadeiras de sua infância e confeccionar juntamente com as crianças os brinquedos que relembraram.

Com os objetivos alcançados, foram ampliados possibilidades de brinquedos e brincadeiras com as crianças, concluindo que a brincadeira é de fundamental importância para o desenvolvimento infantil na medida em que a criança pode transformar e produzir novos significados.

Autor: Dr. Eraldo Kuster, CMEI | Fonte: Professoras Luana e Luciana
00086066.jpg
Projeto Brincar MIII
1/44