Projeto Bicicleta no Seu Bairro promove atividades na Fazendinha

Publicado por:  Vanessa Viol Moretti

A Rua da Cidadania Fazendinha/Portão recebeu nesta terça-feira (16) uma nova etapa do projeto A Bicicleta no Seu Bairro, promovido pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) nas regionais da cidade para incentivar o uso dessa forma de transporte.

A programação, realizada em parceria com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, promoveu atividades relacionadas ao uso da bicicleta, como palestras, aulas de mecânica básica e projeção de filmes. Agentes da Setran do projeto Vida no Trânsito fizeram blitz educativas com distribuição de folhetos sobre segurança no trânsito nos cruzamentos próximos à Rua da Cidadania.

Um dos focos do projeto são as crianças e adolescentes. Na Fazendinha, teve participação de alunos das escolas municipais que andaram de bicicleta em um circuito montado na quadra esportiva local e receberam informações sobre a utilização de equipamentos de proteção, do gestual da sinalização para andar de bicicleta nas ruas e como trafegar corretamente na via.

“Realizamos diversas atividades com as crianças para passar informações sobre o trânsito com bicicletas, o que também contribui para formar novos ciclistas. Elas são multiplicadoras de informação e levam o que aprenderam para suas famílias. Aos poucos, vamos constituindo a cultura do uso da bicicleta na cidade e de um trânsito mais seguro na cidade”, diz o coordenador de mobilidade urbana da Setran, Gustavo Garrett.

Igor de Almeida Jambeiro, de 10 anos, da 5ª série da Escola Municipal Centro de Educação Integral Francisco Klemtz, aprendeu sobre as sinalizações de trânsito que ainda não conhecia. “É importante conhecermos como nos comportar de forma correta no trânsito para evitar acidentes”, disse. “Aprendi que temos que sinalizar quando andamos de bicicleta, indicar para o motorista o que vamos fazer, que direção vamos tomar e também que não devemos andar de bicicleta nas calçadas”, diz Maria Julia Torquato, 9 anos, também da Francisco Klemtz.

“Estamos incentivando o uso da bicicleta como modal de transporte nos bairros da nossa regional. Já temos na regional a ciclorrota Portão-PUC e a Prefeitura deve criar novas rotas que possibilitem o uso da bicicleta”, afirma o administrador regional da Fazendinha/Portão, Marco Aurelio Lima de Mello.

As atividades na Fazendinha tiveram apoio de uma loja Cicles Radar, que forneceu gratuitamente as bicicletas para o circuito dos estudantes.

A próxima etapa do projeto A Bicicleta no seu Bairro será realizada em julho na Regional Santa Felicidade.

Fonte: Portal Administrativo do Município

Autor: NRE Portão | Fonte: http://www.pam.curitiba.pr.gov.br/geral/noticia.as