PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

    Publicado por:  Luciane Aparecida de Araujo Fornazari a

Nessa semana as turmas deram continuidade à proposta de conhecerem novas frutas que faz parte do Projeto Alimentação Saudável. A fruta da vez foi a manga.

 

MATERNAL ÚNICO:

Fizemos uma fala com as crianças sobre essa bela fruta, puderam apreciar tocar, cheirar e depois fizeram a degustação.  As professoras relataram que as crianças ficaram muito empolgadas nesse momento.

 

MATERNAL II

Começamos com a apreciação destacando que primeiro a casca é verde e vai ficando avermelhada, laranja até ficar amarelinha por dentro assim que a fruta está madura. Observaram que algumas têm fiapo e outra não, que umas se parecem com coração e outra que é mais compridinha. O caroço é sempre grande e a casca irá para a horta para virar adubo.

 

PRE II

Realizamos uma pesquisa sobre quais os tipos de mangas e suas características. Após as crianças fizeram um desenho de observação e escrita da fala das crianças. Na hora de experimentar foi muito bem aceita pela turma.

 

PRE I

O cheiro delicioso da manga se espalhou pela sala. Tinha manga grande, pequena madura, mais dura, em pedaços, já descascada. Conversamos sobre essa fruta que é muito benéfica para nossa saúde. Falamos sobre os tipos de mangas, nomes diferentes que elas têm e como podemos saborear: doce, suco, sorvete, em pedaços ou até diretamente do pé. Teve quem disse “eu gosto”, “eu não gosto”, “eu vou comer”, “eu não quero experimentar”.

Seguraram a fruta, cheiraram, fizeram desenho no caderno observando a manga e finalmente, saborearam a fruta em pedaços e experimentaram um suculento suco de manga.

 

PRE ÚNICO

Conversamos como a manga é uma fruta cheia de vitaminas e faz bem para nós.  Também podemos usar a casca da manga que pode servir para tratar algumas doenças. Observamos que ela é colorida e após a degustação constatamos que ela é docinha, suculenta e muito saborosa. A árvore que dá a manga é a mangueira ela é grande e tem uma sombra generosa. A manga é originária da Ásia e veio para o Brasil trazido pelos colonizadores portugueses. Podemos comer fazer suco e geléias.

 

Colaboradores: Professoras Elisabete Silva do Nascimento de Souza, Kátia Silene dos Santos, Hilda de Oliveira de Melo, Ana Paula da Silva Bagatin, Simone Pujol Oliveira, Adriana Glória de Souza Santos, Ana Cláudia do Pilar Rupprecht, Heloise Trein Romanelli, Eloise Emanuelle Petri, Denise Ferreira de Lima, Rosane Italiano Monteiro, Marinda Silva de Souza, Mery Eli Gonçalves Pinheiro Lacour, Adriana Alves, Alexandra da Silva.

 

Autor: PROFESSORAS | Fonte: CMEI CONJUNTO ARAGUAIA
00342358.jpg
MATERNAL ÚNICO
1/68