Projeto Africanidade - Berçário único
Desde que nascem, as crianças estão imersas em um ambiente social, mostrando-se curiosas e interessadas em compreender o mundo. À medida que vivenciam, observam e exploram as relações que se estabelecem em seu meio, em diferentes tempos e espaços, interagem e aprendem sobre o mundo, construindo sua identidade.
Com a proposta do trabalho sobre os direitos humanos nasceu o projeto Africanidade onde estamos desenvolvendo bonecas de pano negras como mascotes da turma para brincadeiras durante a semana e nos fins de semana cada família leva uma das bonecas para casa e relata como foi a experiência da visita em sua casa, junto enviamos um livro sobre cultura africada e uma proposta de atividade sobre o assunto.
Desde outras propostas como: Apreciação de imagens africanas; Exposição do mapa da Nigéria; Músicas de origem africana; Vídeos sobre a cultura africana;
Leitura de livros africanos; Rodas de conversa e diálogos sobre materiais africanos; Pesquisa de nome para os três mascotes da sala; Pintura em tecido e confecção da naninha (boneco que cada criança receberá para si durante o projeto e ficará com ela; Confecção de instrumentos musicais de origem africana;
Finalizando com uma exposição dos trabalhos realizados.
Até agora estamos felizes com o resultado que as crianças, juntamente com as famílias, tem apresentado. Lembrando que o projeto está em andamento.
Autor:
Érico Veríssimo, CMEI
|
Fonte:
Berçário único