Programa Mama Nenê

    Publicado por:  Priscila Mariana Krzyzanowski

Programa Mama Nenê

O Leite materno é fundamental para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida ou mais, por ser um alimento completo, fornecendo nutrientes em quantidade e qualidade adequados e, é perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança. Seus componentes incluem carboidratos, proteínas e gorduras, água para a hidratação, fatores de desenvolvimento e proteção como anticorpos, leucócitos (glóbulos brancos), macrófago, laxantes, lipase, lisozimas, fibronectinas, ácidos graxos, gama-interferon, neutrófilos, fator bífido e outros contra infecções comuns da infância.

Ciente dessa importância, a Prefeitura Municipal de Curitiba criou o Programa Mama Nenê, que tem por objetivos incentivar e promover o aleitamento materno através do acolhimento do bebê e da mãe ou do casal que amamenta, garantindo às mães, que tem flexibilidade de horário, amamentar o seu bebê nas instituições ou armazenar o leite materno a ser servido ao bebê.

Nesse Programa os CMEIS contam com um lugar apropriado e tranquilo para as mães amamentarem seus filhos e acesso livre dentro das unidades.

Para as mães que não tem condições de comparecer a unidade para amamentar, há a possibilidade de trazer o leite e entregar para a lactarista que é orientada para armazená-lo de forma segura e garantir aos bebês todos os benefícios que o leite materno pode oferecer.

Ao longo dos 05 anos do CMEI Miguel Arraes, procuramos acolher o maior número de mães para amamentar, bem como ampliar o incentivo ao tempo de amamentação.

Observamos a satisfação das mães pelo relato que temos a seguir:

“Eu Eloá Ribeiro, tenho orgulho de falar que eu amamento minha filha, e que tenho o apoio do CMEI para continuar amamentando. O espaço oferecido é aconchegante, e posso amamentar ela em qualquer horário. Queria muito agradecer a todos os envolvidos nesse projeto, pois amamentar é vida e saúde para os nossos bebês”.

Para o ano de 2016 pretendemos acolher o maior número de mães que amamentam indo ao CMEI ou levando o leite armazenado.

O programa Mama Nenê amplia a função social das unidades de educação infantil (escolas) para espaços sociais de desenvolvimento integral, sendo uma das garantias do direito a cidadania de toda criança.

Autor: Miguel Arraes, CMEI | Fonte: Priscila Mariana