Programa Linhas do Conhecimento na Praça Zumbi dos Palmares

    Publicado por:  Katya Michelly Caetano da Silv

A Praça Zumbi dos Palmares foi território de ampliação cultural no mês de julho. 

A  turma do Pré da Escola Municipal Joaquim Távora, por meio do Programa Linhas do Conhecimento, participou de uma aula de campo, para ampliar seu repertório cultural, através do espaço da Praça Zumbi dos Palmares. O espaço homenageia o líder do Quilombo dos Palmares, maior dos quilombos do período colonial.

 A praça contempla, o maior Memorial Africano do mundo, com 54 colunas, representando os países do continente. Cada coluna com o nome de um país, a bandeira (feita de azulejo), e sua localização no continente, e outras duas colunas, representando a educação e a cultura. 

A proposta proporcionou por meio de roda de conversa e contação de história, a construção da identidade cultural das crianças, fortalecendo o respeito e a valorização das diferenças, bem como a diversidade étnico-racial. O contato com a história, também repertoriou os pequenos com o uso dos turbantes, pelas africanas, que chegavam como escravas ao Brasil. A proposta ofereceu às crianças a oportunidade de conhecer melhor sobre esta cultura e valorizar suas diversas representações. 

Autor: NRE CIC | Fonte: katya M. C. da Silva
00180454.jpg
zumbi 01
1/7