A equipe do Programa Linhas do Conhecimento participou no dia 30/08 de uma formação na Fazenda Urbana de Curitiba, localizada no Bairro Cajuru, que tratou de técnicas de plantio, compostagem e jardins de mel.
Estes temas foram abordados de maneira integrada, pelos técnicos da Unidade da Agricultura Urbana, que compõem a equipe da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).
A equipe do Linhas colocou “a mão na massa” para aprender na prática como preparar, adubar e irrigar o solo; como confeccionar canteiros para hortas; técnicas de plantio; conceitos e tipos de compostagem; como criar um jardim de mel e a importância das abelhas nativas, sem ferrão, para o processo de polinização das plantas na produção de alimentos.
A ação deu início ao projeto Hortas Escolares, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação (SME) em parceria com a SMSAN, articulando abordagem pedagógica e suporte técnico para implantação e manutenção das hortas nas unidades educacionais.
A proposta tem por objetivo desenvolver ações de educação ambiental e alimentar em pequenos espaços e terrenos localizados nas unidades educacionais municipais de Curitiba, a fim de promover a conscientização de estudantes e professores para a importância da alimentação saudável e do cultivo de alimentos em hortas urbanas.
Nesse contexto, são contemplados os seguintes ODS:
ODS 2 - Fome zero e a agricultura sustentável;
ODS 3 – Saúde e bem-estar;
ODS 4 – Educação de qualidade.
Mais informações em: https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/projeto-hortas-escolares/11891
Autor:
SME
|
Fonte:
Linhas do Conhecimento