Programa Linhas do Conhecimento leva Aula de Samba para Curitibinhas na Rua da Cidadania Boa Vista

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

A Rua da Cidadania Boa Vista teve uma manhã festiva no ritmo do Carnaval, nesta terça-feira (18/2). Entre confetes, serpentinas e bonecos gigantes, o batuque do samba tomou conta da quadra de esportes com o projeto Iniciação ao Samba – Uma Viagem Através do Samba, que faz parte do programa Linhas do Conhecimento da Secretaria Municipal da Educação (SME), em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

Na linha de frente do espetáculo estavam o personagem Curitibinha e o casal de dançarinos Léo Campos e Taciani Vieira, do Grupo Delírio Cia de Teatro, caracterizados como o Senhor e a Senhora Samba. O trio mostrou as origens desse ritmo popular desde o seu nascimento com os sambas de roda, no Nordeste do Brasil, passando pelas diversas influências como a polca, o lundu e o xote, até chegar à sua expressão máxima urbana no Rio de Janeiro.

A apresentação foi acompanhada pela Banda Lyra Curitibana e por um grupo de músicos do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba, composto por voz, violão, cavaquinho, caixa, surdo e trompete. Com entusiasmo, os artistas tocaram os sambas mais conhecidos do público, evocando nomes como Noel Rosa, Chiquinha Gonzaga, Zé Keti, Cartola, Pixinguinha, Adoniran Barbosa, Ary Barroso, Lamartine Babo, Paulinho da Viola, Martinho Vila e Heitor dos Prazeres. Também foi lembrado o cantor e compositor popular curitibano Lápis.

Cerca de 300 estudantes das escolas municipais Anísio Teixeira, CEI Augusto César Sandino, CEI Curitiba Ano 300, CEI José Wanderley Dias, CEI Romário Martins, Eny Caldeira, Duílio Calderari, Raul Gelbeck e Tanira Regina Schmidt, cantaram e sambaram acompanhados do cortejo real do Carnaval de Curitiba, o rei Momo, Felipe Júnior Oliveira de Souza Frausino, a rainha Jéssica de Almeida Barbosa e as princesas Joyce Kelly Alves Ramiro dos Santos e Edna dos Santos Souza.

Participaram do evento o prefeito de Curitiba, Rafael Greca; a administradora da Regional Boa Vista, Janaína Lopes Gehr; o diretor artístico da Fundação Cultural, Édson Bueno; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a chefe do Núcleo Regional da Educação Boa Vista, Michele Prado; e equipes gestoras das Escolas Municipais.

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: FCC, SME e NRE Boa Vista
00263981.jpg
Aula de Samba na Regional Boa Vista - 2020
1/25