PROGRAMA LINHAS DO CONHECIMENTO -EXPLORAÇÕES DO ENTORNO DO CMEI

    Publicado por:  Andreia Cristina Oliveira Hadlich

PROGRAMA LINHAS DO CONHECIMENTO -EXPLORAÇÕES DO ENTORNO DO CMEI

O CMEI tem uma proposta permanente de exploração do entorno da Unidade e dos espaços e locais que fazem parte do bairro, como o CRAS Pilarzinho, o Farol do Saber e Inovação, a escola Municipal Professor Herley Mehl e as ruas próximas.

Os professores da unidade foram incentivados a dar continuidade às explorações do entorno e a conhecerem as propostas do programa Linhas do Conhecimento para aperfeiçoarem esta prática e como organizar o planejamento. As professoras das turmas de pré participaram da formação do Programa Linhas do Conhecimento.

Por entendermos que conforme a BNCC: as crianças vivem inseridas em espaços e tempos de diferentes dimensões, em um mundo constituído de fenômenos naturais e socioculturais,desde muito pequenas, elas procuram se situar em diversos espaços (rua, bairro, cidade etc.).

Portanto, a Educação Infantil precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações.  Desta forma procuramos criar oportunidades para que as crianças ampliem seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural e possam utilizá-los em seu cotidiano e as explorações do entorno do CMEI proporcionam isso.

As explorações de entorno são uma grande oportunidade para as crianças aprenderem sobre como observar o percurso, a conhecerem melhor o bairro em que  o CMEI está situado, tem a oportunidade de demonstrar o conhecimento prévio, pois identificam lugares, pessoas, a paisagem que já faz parte de seu cotidiano, aprendem sobre  como participar de aulas de campo fora da unidade . A  participação nas aulas de campo, nas atividades ludicas e culturais  do Programa Linhas do Conhecimento ampliam  as possibilidades de aprendizagem das nossas crianças para além dos muros do CMEI.

Autor: Prof.ª Ada Pires de Oliveira, CMEI | Fonte: EQUIPE DO CMEI
00239364.jpg
turma
1/7