Programa Linhas do Conhecimento e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

    Publicado por:  Sandra Regina Dalla Stella Souza Lima

Pela vivência, os conteúdos que são apresentados em sala de aula vão ganhando sentido. Por isso, a importância de se ensinar por meio de contextos que tenham significado para os estudantes.

O Programa Linhas do Conhecimento proporciona esses momentos ricos em aprendizagens e que aproximam os estudantes à natureza, despertando neles hábitos saudáveis, sustentáveis e ecologicamente corretos,  os quais permitem melhorar a qualidade de vida, o cuidado e a preservação do Planeta. Pois, conviver em espaços naturais cria vínculos afetivos e de pertencimento a esses locais.

Nos dias 28 e 29 de agosto, acompanhados pelas professoras representantes do Programa Linhas do Conhecimento, Sandra e Marciane, as crianças do Pré do CMEI Butiatuvinha e os estudantes da EM Júlio Moreira tiveram uma aula de campo na horta do Convento da Beata Angelina, no Vista Alegre.

A horta é cultivada pelo padre, que também mora no convento, sem o uso de agrotóxicos e com hortaliças da época. No local também há uma composteira e plantas medicinais como hortelã, erva doce e várias outras. Além de um espaço amplo para correr e rolar na grama, um lindo orquidário e jardins que encantam.

Essas experiências proporcionadas para as crianças e estudantes das nossas unidades também colaboram para o desenvolvimento do trabalho com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em que a educação faz parte. E, também, inspiram mudanças de comportamento e de cultura, promovendo a diminuição do desperdício de alimentos e respeito com a natureza.

Autor: Sandra Dalla Stella - NRE Santa Felicidade | Fonte: CMEI Butiatuvinha e EM CEI Júlio Moreira
00238465.jpg
ODS Julio Moreira e Butiatuvinha
1/21