Programa da Educação completa 4 anos. Aula virtual sobre tropeirismo marca aniversário

    Publicado por:  Maria Duarte

O programa Linhas do Conhecimento, que transforma Curitiba numa imensa sala de aula, com aulas de campo e propostas culturais e lúdicas em diversos espaços da cidade, completou 4 anos de existência. Todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) foram beneficiados, ao longo dos últimos anos.

A comemoração dos 4 anos do Linhas é uma das atrações dos 328 anos de Curitiba, que este ano são todas realizadas de maneira virtual, devido à pandemia do novo coronavírus.

O canal do YouTube da Secretaria Municipal da Educação transmitiu nesta quarta-feira (31/3) uma aula de campo virtual sobre o Parque dos Tropeiros, com informações sobre a história, localização, fauna e flora do parque, além de detalhes sobre o tropeirismo, movimento ocorrido nos séculos XVII e XVIII que teve grande importância para o fortalecimento da economia e crescimento da vida em espaços rurais e pequenas cidades, principalmente no sul do país, devido à forma como as viagens eram realizadas, em caravanas a cavalo.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou que o programa foi concebido, em 2017, com a intenção de fortalecer, nas crianças e estudantes, a consciência urbana, a sustentabilidade e o pertencimento.

“Por meio de rotas, ele permite um trabalho de olhar atento, de escuta a todas a ações necessárias para tornar a nossa cidade cada vez melhor. Curitiba é uma cidade educadora e tem seus territórios educativos e conectividade entre seus habitantes”, disse Maria Sílvia.

“Conhecer, amar e cuidar”. Assim a professora Fabrícia Gomes Bordignon, que representou toda a equipe do Linhas, resumiu o programa. “As medidas sanitárias durante esta pandemia exigiram um novo formato, as videoaulas, disponíveis para todos”, pontuou Fabrícia.

Desde 2017, sob orientação de uma equipe de profissionais da Secretaria Municipal da Educação, dos Núcleos Regionais e dos professores das unidades, crianças e estudantes percorreram presencialmente diversos espaços da cidade para estudos e pesquisa, fortalecendo na prática os temas abordados nas salas de aulas.

Todo o trabalho segue as propostas dos currículos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Foram 171 mil participações presenciais de estudantes desde a criação e também passou a divulgar tours virtuais com informações sobre locais de Curitiba e diversas cidades do Brasil e do mundo, na página da Educação.

Desde o ano passado, quando foi iniciado o isolamento e o ensino remoto, o programa oferece tours virtuais no site da Educação e também está presente nas videoaulas da TV Escola Curitiba.

Programa premiado

O Linhas integra o Banco Internacional de Documentos das Cidades Educadoras.

https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/programa-e-destaque-no-banco-de-experiencias-das-cidades-educadoras/57921

Em 2019, foi o vencedor do 12º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, na categoria Empreendedorismo Educacional.

No ano de 2018, a Secretaria Municipal da Educação foi a vencedora do Prêmio Sesi Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS na categoria poder público municipal. 

Veja os materiais pedagógicos.

Saiba mais sobre o Linhas

 

Autor: SME | Fonte: SME
00290077.jpg
linhas
1/1