Programa Conhecer para Prevenir - Treinamento para ameaças de tiroteio

    Publicado por:  Tatiane Gonçalves Justen

Nossa Unidade está inserida no Programa Conhecer Para Prevenir (CPP). O CPP oferece subsídios à realização de ações para prevenção e preparação contra possíveis acidentes e desastres, por meio da aplicação de conceitos fundamentais de defesa civil no currículo escolar e também da implementação de planos de preparação para emergências locais (PPEL) nas unidades da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Desde o ano de 2012 realizamos treinamentos para o nosso simulado de incêndio. Este ano (2015) estamos em fase de treinamento constante para simulados de tiroteio. Temos a obrigação de orientar nossos funcionários e nossas crianças a se protegerem numa eventual ameaça desta natureza, procurando assim soluções para amenizar o impacto.


                                                                                             EXERCÍCIO DE ALERTA

Simultaneamente ao ensino, a elaboração e treinamento prático de Planos de Preparação para Emergências Locais - PPEL, especialmente quanto ao exercício de treinamentos para como se proteger de ameaças, tiroteios, e situações de risco, representa uma etapa fundamental.

Portanto, proteger vem antes de defender. Há necessidade de que a equipe local saiba agir e resistir às emergências, que podem acontecer a qualquer momento. Estas demandam conhecimento dos riscos, possíveis danos e transtornos que podem ser gerados, bem como as formas de controle, combate e contenção do agente agressor, seja ele um incêndio, um abalo de estrutura, um envenenamento ou outra ameaça.

Desse modo, temos um sinal código para situações de tiroteio, e em nossos treinamentos para eventuais situações de ameaças, procuramos manter os professores calmos, para que eles possam acalmar as crianças. Mas ninguém sai daqui em hora de tiroteio. Até os pais e quaisquer transeuntes locais da unidade são trancados. Se permanecermos calmos, o aluno não vai sentir temor. A regra é todos deitarem no chão procurando locais seguros. Esperamos a situação acalmar e os monitores ou mesmo os policiais/autoridades afins, avisarem que as atuais condições estão controladas, e nos organizamos para que todos possam sair da escola com segurança.

Autor: Tatiane Gonçalves Justen - Antônio Pietruza, EM | Fonte: DEFESA CIVIL NA EDUCAÇÃO - CONHECER PARA PREVENIR
00079223.jpg
Programa Conhecer Para Prevenir - TREINAMENTO PARA TIROTEIOS
1/20