Programa Conhecer Para Prevenir - CPP

    Publicado por:  Andrieli Amaral Vieira

Em Março de 2018, iniciou-se os simulados do Programa Conhecer Para Prevenir – CPP nas unidades educacionais da Regional do Tatuquara.

Este Programa é uma parceria entre a Secretaria da Defesa Social (SMDS) e Secretaria Municipal da Educação (SME) e tem por objetivo semear nas crianças o desejo por um futuro de maior segurança em relação aos desastres, através de ações educativas para a prevenção e preparação contra as principais adversidades presentes na vida urbana e que são hipóteses do cotidiano.

As visitas são realizadas semestralmente em 37 unidades educacionais da rede municipal de ensino de Curitiba, bem como 3 unidades conveniadas, pela equipe da Guarda Municipal de Curitiba, composta pelo Supervisor GM Dalla Villa e Supervisor GM Ribas, bem como a equipe do Núcleo Regional da Educação do Tatuquara, composta por Bianca Molinari e Raphael Brotto.

Os simulados são uma representação dos possíveis incidentes que colocam em risco a vida de todos. Estes podem ser: princípio de incêndio, invasão de terceiros, tiroteio, alagamento, desmoronamento, enxame de abelhas, entrada de animais domésticos, silvestres ou peçonhentos e vazamento de gás. São realizados com o intuito de aproximar-se ao máximo da realidade em situação adversa, verificando a resposta comportamental diante do fator surpresa.

 Neste momento, todos que estão presentes na unidade devem participar do treinamento, respeitando os procedimentos seguros para o incidente em questão, mantendo-se assim a integridade física das crianças, funcionários e terceiros.

São estes treinamentos que em uma possível situação real, muitas vidas serão salvas.

Autor: NRE Tatuquara | Fonte: Bianca Molinari
00172243.jpg
Estudantes da EM Santa Ana Mestra participam de simulado do Programa Conhecer para Prevenir.
1/5